Calor e nutrição: como os alimentos influenciam a temperatura corporal e os tratamentos térmicos
Resumo
Introdução: Em 1824, Sadi Carnot assegurou que a eficiência da máquina térmica depende apenas das temperaturas das fontes quente e fria. Essa perspectiva pode ser estendida ao corpo humano, que também atua como máquina complexa, que se vale do calor e da energia. Como máquina térmica, o organismo interage com o ambiente e encontra no calor, as propriedades térmicas dos alimentos, a sua força de funcionamento. Assim, os alimentos atuam não só como fornecedores de energia, como também agem diretamente na temperatura corporal. Objetivo: Explorar a relação entre a ingestão alimentar e a produção de calor corporal, analisando como a nutrição afeta a regulação térmica do organismo e suas implicações para o tratamento de condições relacionadas ao calor. Metodologia: Revisão de literatura sobre os efeitos térmicos dos alimentos na temperatura corporal, baseada em dados coletados no Google Scholar. Os resultados foram organizados para destacar as principais conclusões e suas implicações para a saúde e nutrição, com uma redação clara e coerente para refletir os objetivos da pesquisa. Conclusão: Os alimentos termogênicos, como chá verde e pimenta, ajudam no controle de peso ao acelerar o metabolismo, mas seus efeitos são mais eficazes com dieta equilibrada e exercícios. O chá verde, em especial, destaca-se por seus efeitos antioxidantes e termogênicos, maximizados pelo preparo adequado. Além disso, entender os hormônios e circuitos neurais que regulam o balanço energético, como a leptina e insulina, é essencial para tratar a obesidade. Assim, combater a obesidade exige abordagem que integre nutrição com fatores biológicos e comportamentais.
Palavras-chave
Efeitos térmicos dos alimentos, alimentos termogênicos, termogênese
Texto completo:
PDFReferências
Collins LCR, Flanagan A, Johnston JD, Morgan PJ, Johnstone AM. Circadian Rhythms in Resting Metabolic Rate Account for Apparent Daily Rhythms in the Thermic Effect of Food. Clin EndocrinolMetab. 2022; 107(2): 708-715.
Lima ES, Ribeiro DG, Jesus EBA, Feitosa MAS, Coelho MCC, Silva YGC, et al. Alimentos termogênicos no controle da obesidade: revisão integrative de literature. Brazilian Journal of Health Review. 2021; 4(3): 9610-9625.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Erick Pinto Sampaio Santos, Kauan Vinícius Candido Silva, Maurício Andrade Silva, Gabriela Meira Rodrigues
ISSN 2675-3553
INDEXADORES