Fatores associados à alteração da taxa de filtração glomerular em pacientes com doença renal crônica
Resumo
Introdução: A filtração glomerular corresponde a cerca de 20% do fluxo plasmático renal devido à sua alta pressão hidrostática glomerular, que garante ao sistema a intensidade de filtração maior que a maioria dos capilares. Os rins de um adulto médio filtra cerca de 180 L/Dia, o que equivale a cerca de 125 ml/min. A taxa de filtração glomerular (TFG) é o volume total de líquido filtrado em todos os glomérulos dos rins por unidade tempo e é um indicador importante para detecção, avaliação e tratamento da doença renal crônica (DRC). A TFG é qualificada através de índices numéricos, quanto maior for seu valor, melhor a saúde renal do indivíduo. Mas, apresentando valor abaixo de 60ml/min/1,73²; é indicação de insuficiência renal. A identificação e controle desses fatores geram melhor qualidade de vida e diminuição do número de pacientes em hemodiálise e a obtenção do aumento do grau de acometimento das doenças renais crônicas. DRC tem alta prevalência e elevado custo econômico, particularmente quando há necessidade de terapia renal substitutiva. Em função dessas características, a DRC tornou-se relevante problema de saúde pública. Objetivo: Identificar os principais fatores associados à alteração da taxa de filtração glomerular em pacientes com doença renal crônica e como estão relacionados entre si e com as doenças renais crônicas. Metodologia: Trata-se de revisão de literatura, utilizando como critérios de inclusão textos científicos publicados nos últimos cinco anos. Conclusão: O Aumento de idade e envelhecimento se mostrou um fator associado à alteração da taxa glomerular, já que com o passar do tempo, a fisiologia dos sistemas sofrem alterações biológicas o que acarreta em efeito cascata e propiciam a aparição de possíveis doenças. A obesidade está presente como fator associado à alteração da TFG, diante dos efeitos que ela causa principalmente no sistema vascular, onde a pressão e condução da circulação debilitam, além de possíveis doenças associadas.
Palavras-chave
Função glomerular, doença renal crônica, hemodiálise, taxa de filtração glomerular
Texto completo:
PDFReferências
Malta DC, Machado IE, Pereira CA, Figueiredo AW, Aguiar LK, Almeida WS, et al. Avaliação da função renal na população adulta brasileira, segundo critérios laboratoriais da pesquisa nacional de saúde. Rev. bras. Epidemiol. 2019; 22 (Suppl 2): 1-13. [2] Kirsztajn G, Junior GBS, Silva AQB, Abensur H, Junior JER, Bastos MG. Estimativa da taxa de filtração glomerular na prática clínica: posicionamento consensual da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Revista Brasileira de Nefrologia. 2024; 46(3): 391-401.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Claudia Cristine Moura de Souza Lima, Fernanda Silva Oliveira, Itana Sampaio Silva, Suzi Kelly Moraes Souza, Gabriela Meira Rodrigues
ISSN 2675-3553
INDEXADORES