ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE MULHERES INDÍGENAS SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO

Andreza Sousa Marques, Gabriela Meira de Moura Rodrigues

Resumo


Introdução: Devido ao seu elevado índice de mortalidade e morbidade, o câncer de colo de útero acaba se tornando um problema de saúde pública. Nas mulheres indígenas, é apontado como responsável por altos índices de letalidade, com taxas duas vezes maiores quando relacionadas com mulheres não indígenas. Por motivos culturais e socioeconômicos acabam sendo as mais acometidas pela forma mais grave da doença, tendo como principal critério a dificuldade de aproximação ao serviço de saúde. O interesse pela temática se dá pela falta de conhecimento dos profissionais de saúde em relação à população indígena. Objetivos: Descrever as competências do enfermeiro na educação em saúde de mulheres indígenas com ênfase na promoção e prevenção do câncer do colo de útero, conceituar mulheres indígenas, indicar dados epidemiológicos sobre a prevalência do câncer uterino em mulheres indígenas, descrever a anatomia do colo uterino e formação do câncer, identificar as formas de prevenção do câncer do colo de útero e descrever o papel do enfermeiro na promoção e prevenção do câncer do colo de útero. Metodologia: Natureza básica, qualitativa tendo como estratégia a análise de conteúdo. Em relação a fundamentação deste trabalho foram aplicadas fontes de pesquisa de cunho acadêmico científico scielo, revista de enfermagem, e como ferramenta de pesquisa google scholar e de busca operadores booleanos. Conclusão: É fundamental que o enfermeiro esteja preparado para orientar as mulheres indígenas sobre os sinais e sintomas relacionados ao câncer, utilizando metodologias apropriadas que facilitem o atendimento para a prevenção do câncer do colo de útero.


Palavras-chave


Mulheres indígenas, enfermeiro, prevenção, câncer do colo de útero

Texto completo:

PDF

Referências


Neto J, Santana SC. A prevenção do câncer de colo de útero nas mulheres ribeirinhas em municípios do interior do estado do Amazonas [TCC]. Amazonas: Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2020.

Pereira ER. Prevenção do câncer do colo do útero em população feminina do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso [Tese]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2011.

Silva TR, Prucoli MBO, Amorim YPSV, Nunes CR. O papel do enfermeiro na prevenção do câncer de colo do útero em unidade básica de saúde enfatizando o acolhimento. Múltiplos acessos. 2018;3(1):1-14.

Frontelmo CS. O papel do enfermeiro na assistência à população indígena no âmbito da atenção primária em saúde [TCC]. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2016.

Hyeda ES. Consulta de enfermagem na prevenção do câncer de colo de útero: percepção das mulheres sobre promoção de saúde [TCC]. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

Nascimento FP. Classificação da Pesquisa. Natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática–como elaborar TCC. Brasília: Thesaurus, 2016.

Sousa AS, Oliveira GS, Alves LH. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP. 2021; 20(43):64-83.

Proetti S. As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen. 2018;2(4)1-23:

Sousa JR, Santos SCM. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa e Debate em Educação. 2020; 10(2):1396-1416.

Pinto AA. Reinventando o feminismo: as mulheres indígenas e suas demandas de gênero. Seminário Internacional Fazendo Gênero, 2010.

Sparemberger RFL, Colaço TL. O direito das minorias na Constituição Brasileira: o papel das mulheres indígenas na preservação ambiental de suas comunidades. Universidade Federal do Rio Grande. 2008:718-732.

Moura LA. Organização das Mulheres Indígenas de Roraima (OMIR): uma análise das demandas e reivindicações das mulheres indígenas na luta por direitos. Seminário Internacional de Florianópolis, 2019:1-10.

Costa FKM, Weigert SP, Burci L, Nascimento KF. Os desafios do enfermeiro perante a prevenção do câncer do colo do útero. Revista Gestão e Saúde. 2017; 1(1):55-62.

Machado LG. Análise da adesão ao rastreamento do câncer do colo do útero e perfil dos exames citopatológicos realizados em mulheres indígenas do litoral norte do Rio Grande do Sul [Dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 2020.

Junior AAS. Distribuição étnico racial e faixa etária de óbitos por câncer de colo do útero no nordeste brasileiro. Revista de Ciências Ambientais e Saúde. 2022; 48(1): 8290.

Souza ATS, Vilarinho MLCM, Brandão SASM, Rodrigues AK, Amaral LRS, Milanez LS, Pereira MS, Pedrosa JIS. Educação em saúde para mulheres indígenas sobre cânceres de mama e de colo uterino. Revista Brasileira em Promoção da Saúde. 2020; 33:1-8.

Silva MJ, Zibei MLL. Os efeitos agudos colaterais da braquiterapia no tratamento de câncer de colo de útero [TCC]. Florianópolis: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, 2021.

Monteiro RD. A importância da enfermagem na promoção e prevenção do câncer do colo uterino [TCC]. Rondônia: Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2012.

Menezes MO, Siqueira GS, Oliveira VMF, Barreto SMSS, Silva DP, Machado ILD. Citopatologia como prevenção do câncer do colo uterino. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde. 2014; 2(1):37-49.

Freitas AS, Silveira EFS, Azevedo FHC. Câncer de colo do útero e cuidados de Enfermagem. Research, Society and Development. 2021; 10(13).

Silveira BL. Câncer do colo do útero: papel do enfermeiro na estratégia e saúde da família [TCC]. Rondônia: Faculdade de Educação e Meio Ambiente, 2016.

Oliveira J, Peruch MH, Gonçalves S, Haas P. Padrão hormonal feminino: menopausa e terapia de reposição. Revista Brasileira de Análises Clínicas. 2016; 48(3):198-210.

Aoyama EA, Pimentel AS, Andrade JS, Daniel WV, Souza RAG, Lemos LR. Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de colo do útero. Brazilian Journal of Health Review. 2019; 2(1):162-170.

Holanda JCR, Araújo MHHPO, Nascimento WG, Gama MPA, Sousa CSM. Uso do protocolo de saúde da mulher na prevenção do câncer de colo do útero. Revista Baiana de Enfermagem. 2021; 35:1-11.

Reis ID, Peres A, Pinto FST. Câncer de ovário: diagnóstico inteligente. MoExP-Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório. 2018; 1(1):1.

Marinelli NP, Nascimento DF, Costa AIP, Posso MBS, Araújo LP. Assistência à população indígena: dificuldades encontradas por enfermeiros. Revista Univap. 2012; 18(32):52-65.

INCA, Normas e Recomendações. Prevenção e controle de câncer. Revista Brasileira de Cancerologia. 2002; 48(3):317-332.

Gomes L. Exame citopatológico cérvico uterino: uma proposta de intervenção para a Estratégia Saúde da Família [TCC]. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

Oliveira JLT. Intervenções dos enfermeiros na atenção primária à saúde para prevenção do câncer de colo de útero [Dissertação]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2015.

Santos JVNC, Gomes, RSS, Barbosa IEB, Mota BS, Barboza SCN, Fonseca AR, Andrade ENM, Melo FS, Maciel MS, Lira FCF, França IF, Almeida JS, Rodrigues AJPS, Silva VDBL, Rocha IC. Attributions and difficulties presented by nurses in relation to nursing care for the indigenous population. Research, Society and Development. 2022; 11(4):1-9.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Andreza De Sousa Marques



ISSN 2675-3553
INDEXADORES