A influência da prática de exercícios físicos na prevenção e tratamento de dores articulares

Gabriela Meira Moura Rodrigues, Eliane Maria Oliveira Monteiro, Stela Késia Guedes Rodrigues

Resumo


Introdução: A prática de exercícios físicos é de fundamental importância em todas as idades, pois traz benefícios à saúde, melhorando a qualidade de vida. Desse modo, vale ressaltar que as articulações são beneficiadas quando o indivíduo possui vida ativa e executa os exercícios de forma correta, prevenindo doenças recorrentes ao sedentarismo como também desgastes devido ao sobrepeso e idade avançada.  Praticar exercícios físicos não faz com que os praticantes estejam imunes aos problemas articulares, pelo contrário, também estão sujeitos às lesões, devido às sobrecargas e fortes impactos, por consequência da prática inadequada dos mesmos. Objetivos: Apresentar os benefícios da prática de exercícios físicos na prevenção de dores articulares como também no tratamento das mesmas, abordar sobre as doenças que mais causam dores articulares, conscientizar os leitores de que  a prática de exercícios físicos de forma correta  é fundamental na prevenção e tratamento de dores nas juntas, caso contrário o indivíduo terá como consequências as lesões. Metodologia: Este estudo foi elaborado a partir de uma revisão de literatura por meio de  pesquisas e análises textuais interpretativas nas bases de dados bibliográficos como  documentários e artigos científicos relacionados ao tema. Foram utilizados como  descritores e conceitos sobre dores articulares, relatos de dores articulares, influência dos exercícios físicos na causa e  tratamento de dores articulares. Conclusão:  A prática correta de exercícios físicos regularmente é essencial para que se tenha a promoção da saúde. Pois os seres humanos são "máquinas do movimento". Cuidados como atentar-se a posições e movimentos que trazem desconforto, corrigindo-as e manter  uma boa postura combinados a uma vida mais ativa  é a chave para ter articulações mais saudáveis, retardando ou prevenindo o indivíduo de fazer o uso de medicamentos,  fisioterapia e até mesmo cirurgias.          


Palavras-chave


Juntas doloridas, doenças reumatológicas, contusão.

Texto completo:

PDF

Referências


Noordhoek J, Loschiavo FQ. Intervenção da terapia ocupacional no tratamento de indivíduos com doenças reumáticas utilizando a abordagem da proteção articular. Revista Brasileira de Reumatologia. 2005; 45 ( 4 ): 242-244.

Batista JS, Borges AM, Wibelinger LM. Tratamento fisioterapêutico na síndrome da dor miofascial e fibromialgia. Revista Dor. 2012; 13 (2): 3-4.

Souza DV, Santos ML, Rodrigues KA, Barreto RJ, Tinoco AGP, Borges GF. Exercícios físicos e osteoartrose: uma revisão sistemática. Fisioterapia em movimento. 2013; 26 ( 1 ): 193-202.

Azevedo R, Rocha SE, Pivetta CF. Relatos de dores articulares em jovens futebolistas. SIEPE, Salão Internacional de ensino, pesquisa e extensão. 2020; 6 (2): 2-4.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem. 2008; 17 ( 4 ): 758-764.

Mancini MC, Sampaio RF. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Revista brasileira de fisioterapia. 2006; 10 (4): 361-472.

Pacca DM, De-Campos GC, Zorzi AR, CHAIM EA, DE-Miranda JB. Prevalência de dor articular e osteoartrite na população brasileira obesa. ABCD, Arquivos brasileiros de cirurgia digestiva. 2018; 31 (1): 1-3.

Goeldner I, Skare TL, Razão ITM, Rosa USR. Artrite reumatoide: uma visão atual. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. 2011; 47 (5): 495-503.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Gabriela Meira Moura Rodrigues, Eliane Maria Oliveira Monteiro



ISSN 2675-3553
INDEXADORES