Diretrizes para Autores
Observação: Caso seja necessário, é possível pedir o modelo em word pelo endereço de e-mail: revistaliberumaccessum@gmail.com
INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS PARA
A REVISTA LIBERUM ACCESSUM
Resumo: Este modelo apresenta as instruções para a formatação de artigos a serem submetidos para A REVISTA. Os autores devem seguir rigorosamente estas instruções para preparação dos originais a serem submetidos em formato MS Word® (*.docx). Os resumos devem conter no máximo 250 palavras, em um único parágrafo, visando sua reprodução uniforme Técnica do evento. Em negrito, neste espaço o texto deve ser separado em: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e discussão (quando houver) e conclusão.
Palavras-chave: Três a cinco palavras-chave, separadas por vírgulas. Não repetir as palavras utilizadas no título.
Abstract: This template provides instructions for formatting articles to be submitted for the Event. Authors must strictly follow these instructions for preparation of manuscripts to be submitted in MS Word® format (* .docx). Abstracts must contain a maximum of 250 words, in a single paragraph, aiming at their uniform reproduction of the event.
Keywords: Threetofivekeywords, separatedbycommas
Introdução
A revista Liberum Accessum adotará como idioma oficial: Português, Espanhol e Inglês. Os trabalhos submetidos serão analisados por especialistas no assunto, que serão escolhidos pelo coordenador da área temática associada ao trabalho. A avaliação será conduzida em apenas uma rodada de revisão dos artigos. Assim, solicita-se muito cuidado aos autores na preparação dos artigos para submissão, bem como na resposta às indicações dos revisores.
Os artigos devem ser submetidos no formato MS Word® (*.docx), com o corpo do texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, com títulos da mesma fonte e tamanho em negrito. Recomenda-se fazer uma cópia deste arquivo (para fins de consulta futura) e sugere-se que o manuscrito seja preparado diretamente sobre este modelo, com a substituição dos textos de cada seção, e salvo em arquivo com nome adequado.
O título do artigo deve ser conciso e conter as palavras principais do método e da aplicação. O artigo deve ser estruturado em seções hierárquicas, não excedendo dois níveis de cabeçalhos sem numeração, conforme adotado nestas instruções. Por exemplo, a seção “Materiais e Métodos” deste documento é o primeiro nível, e a subseção “Tamanho do Papel” é o segundo, tabulado como início de novo parágrafo.
A introdução deve ser concisa e objetiva, contendo de dois a quatro parágrafos que permitam esclarecer a motivação do estudo e suas bases na literatura científica, justificando o objetivo principal do trabalho, colocado no último parágrafo.
Materiais e métodos
A preparação do manuscrito deve seguir rigorosamente os padrões estabelecidos neste documento.
Tamanho do papel – Antes de redigir o texto, assegurar-se de que a página está configurada para papel A4 (210 × 297 mm), no modo retrato. Na impressão de cópias para fins de verificação, correções, etc., certificar-se de que a impressora também esteja configurada para este tamanho de papel.
Extensão do artigo – O manuscrito deve possuir entre duas e cinco páginas, incluindo todas as figuras, tabelas e referências. O tamanho total do arquivo para submissão é de 20 MBytes.
Formato das páginas – Formatar o texto do corpo do artigo, inclusive resumo e abstract, em uma coluna. Todo o texto deve ser justificado à direita e à esquerda.
Fontes – Usar fonte Times New Roman em todo o texto, e espaçamento de 1,5 entre linhas.
Um resumo das fontes e estilos que devem ser adotados é apresentado na Tabela 1.
Título e autoria – Esta parte deve ser digitada com o texto centralizado em uma única coluna, podendo usar toda a largura do papel, porém respeitando as margens laterais. O título não deve exceder duas linhas. Evitar abreviações não usuais. As demais informações (lista de autores, respectivas afiliações e e-mail do autor principal) devem ser digitadas conforme este modelo (12 pontos, regular). Deixar uma linha em branco (12 pontos) após o título, nomes dos autores e afiliação dos autores. Deixar duas linhas em branco (12 pontos) após o e-mail do autor principal e o início do artigo.
Tabela 1: Tamanho e estilo das fontes (Times New Roman).
Item | Tamanho | Estilo |
Título | 14 | Negrito, Maiúsculas |
Nomes, endereços, afiliação e e-mail dos autores | 12 | Regular |
Abstract | 12 | Negrito |
Cabeçalhos das seções | 12 | Negrito |
Corpo do texto | 12 | Regular |
Expressões estrangeiras, variáveis nas equações e no texto | * | Itálico |
Estilo – Usar seções separadas para Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências. A seção de conclusão é opcional e, quando for o caso, pode ser substituída por um parágrafo conclusivo ao final da seção de discussão. Os títulos das seções (alinhados à esquerda) devem estar em negrito, com uma linha em branco antes e depois de cada título.
Cabeçalhos de segunda ordem (títulos de subseções) devem ser inseridos no corpo do parágrafo, em negrito e com o mesmo recuo dos inícios de parágrafo (5 mm). Usar o hífen largo (ctrl “-” numérico) para separar este item do texto.
Corpo do texto – Usar fonte Times New Roman (12 pontos, regular) ao longo do artigo. Utilize itálico em expressões estrangeiras e variáveis de equações. Evite o uso de textos sublinhados. Não insira linhas em branco entre parágrafos. Devem ser utilizadas medidas e unidades definidas no Sistema Internacional de Unidades (SI) para todas as grandezas no texto, nas figuras e nas tabelas.
Trabalhos que incluam experimentos com seres humanos devem citar (em Materiais e Métodos) o parecer favorável de um Comitê de Ética.
Tabelas e figuras – Devem ser inseridas após a sua primeira citação no texto, tão perto quanto possível de onde foram citadas. Se necessário, podem ter largura maior que a de uma coluna, invadindo a área da coluna do lado, mas respeitando as margens da página. Devem ser centralizadas e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos (Tabela 1, Tabela 2, ..., Figura 1, Figura 2, ...), e cada tabela ou figura deve receber um título ou legenda, respectivamente. Os títulos devem ser colocados acima das tabelas e as legendas abaixo das figuras. Deixar uma linha em branco antes e uma depois de cada título ou legenda, os quais devem ser escritos a partir da margem esquerda da coluna, sem recuo e em estilo normal.
Tabelas devem conter somente caracteres alfanuméricos e nenhum elemento gráfico. Não usar fontes com menos de 8 pontos. No texto, referencie figuras e tabelas com a primeira letra maiúscula. A Tabela 1 deve ser usada como modelo a ser adotado: linhas horizontais devem ser usadas apenas para delimitar a tabela e separar os títulos das colunas dos respectivos dados. Evitar o uso de linhas verticais.
Fotografias digitais ou esquemas e diagramas podem ser usados, mas devem apresentar alta definição (no mínimo 300 pontos por polegada, respeitando-se o tamanho total do arquivo de 3 MBytes).
Equações – Devem ser centralizadas, numeradas sequencialmente e com os números entre parênteses, justificados à direita.
Referências – Numerar as referências no texto na ordem de citação, usando algarismos arábicos entre colchetes [1]. Listar as referências nesta mesma ordem, na última seção do artigo, a qual deve ser intitulada Referências, como apresentado adiante.
Resultados
Observar cuidadosamente o acabamento e o aspecto final do artigo. Não terminar uma coluna com o título de uma seção, nem iniciar uma página com uma linha incompleta.
Antes de submeter seu artigo, imprima uma prova do mesmo em impressora a laser ou a jato de tinta e verifique a qualidade da versão impressa. Zelar particularmente pela qualidade das figuras e equações.
Discussão
Antes de submeter seu artigo, imprima uma prova do mesmo em impressora a laser ou a jato de tinta e verifique a qualidade da versão impressa. Zelar particularmente pela qualidade das figuras e equações.
Conclusão
A última seção deste texto ilustra o formato Vancouver a ser seguido para referências de livros e obras completas [1], capítulo de livros [2], artigos em periódicos [3], teses [4], de congressos [5] e publicações eletrônicas [6].
Agradecimentos
Agradecimentos a pessoas ou órgãos financiadores devem ser colocados nessa seção, antes das referências.
Referências
[1] Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.
[2] Neuman MR. Biopotentialamplifiers. In: J.G. Webster, editor. Medical Instrumentation. New York: John Wileyand Sons; 1995. p. 227-88.
[3] Oliveira CLC, Vieira CRS, Giannella-Neto A. Transdutor de pressão diferencial capacitivo para medição de fluxo ventilatório. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica - Caderno de Engenharia Biomédica. 1982; 1(1):5-29.
[4] Onusic DM. Construção de um dispositivo eletrônico para determinação de camada semi-redutora em feixe de raios-X diagnóstico [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2005.
[5] Albuquerque JAG, Costa ET, Bóscolo FN. Practicalmethod for photonfluencyevaluationof digital X-rayimage system. In: Proceedingsofthe 25thAnnualInternationalConferenceofthe IEEE Engineering in Medicine andBiology Society; 2003 Sep 17-21; Cancún, México. 2003. p. 3056-9.
[6] Abood S. Qualityimprovementinitiative in nursing homes: the ANA acts in anadvisory role. The American JournalofNursing [internet]. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12]; 102(6):1-2. Availablefrom: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle.