O OLHAR DA FAMÍLIA E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

Amobrizina Aparecida Del’Isola Santos, Arlinda Gonçalves Rios, Fabiane Cristina Rodrigues de Almeida, Fátima Maria de Araújo Arantes, Fedinan Fernandes Rodrigues, Leonara Paz Gehres Arantes, Luís Eduardo Araujo Arantes, Maria Girlene de Oliveira, Denise Santana

Resumo


Introdução: A preferência pelo tema atribui-se à necessidade de compreender como as famílias e as estruturas educacionais lidam na atualidade com a questão do Transtorno do Espectro Autista. Objetivo: Destarte, este estudo tem por objetivo analisar o TEA nos contextos familiar e educacional, buscando-se refletir em como e quando o diagnóstico da síndrome impacta o núcleo familiar, identificar o processo de inclusão social e escolar da criança autista e as metodologias aplicadas nas escolas. Materiais e métodos: A metodologia utilizada para este artigo foi de pesquisa exploratória com base em estudos de autores nacionais e estrangeiros entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes ao TEA. Dessa forma, este trabalho, pretende aprofundar o conhecimento sobre o tema e, assim, trazer informações visando uma compreensão mais ampla da realidade de fato. Conclusão: A problemática a ser enfrentada é desafiadora, porém muitos foram os avanços alcançados nos últimos anos, o que trouxe consigo uma nova ótica sobre o transtorno, a qual veio repleta de informações científicas novas e de grande importância. Isto demonstra um futuro promissor e cheio de esperanças para todos os envolvidos e interessados no assunto.

Palavras-chave


autismo, inclusão, família, escola

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