O OLHAR DA FAMÍLIA E DA ESCOLA PARA A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Brites, C. Autismo: Transtorno do Espectro Autista. Aspectos básicos. Disponível em: Acesso em 15 Mai. 2019.
Organização Mundial da Saúde (OMS). Classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. 1993.
Brites, C. Aspectos e diagnósticos do autismo. Disponível em: . Acesso: 15 Mai. 2019.
Silva, ABB. Gaiato, MB. Reveles, LT. Mundo singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Fontana, 2012.
Russo, F. ConectaNeuro. Graus de autismo: importante saber. 17 de Mar. 2020. Disponível em: < https://neuroconecta.com.br/graus-de-autismo-importante-saber/>. Acesso em: 21 Mai. 2020.
Despertar. Núcleo Transdisciplinar para o Desenvolvimento do Aprendiz. A interdisciplinaridade no tratamento dos Autistas. Disponível em: Acesso em 29 Mai. 2019.
Despertar. Núcleo Transdisciplinar para o Desenvolvimento do Aprendiz. A interdisciplinaridade no tratamento dos Autistas. Disponível em: Acesso em 29 Mai. 2019.
Sou mamãe (Org.). Crianças. Descubra como uma criança com autismo vê o mundo. 11 de Set. 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 maio 2019.
Grandin,T. Panek, R. O cérebro autista pensando através do espectro. Ed. Record. Rio de Janeiro, 2018 p. 18 e 77.
Silva, AB. Gaiato, M. Reveles, L. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Editora: Objetiva/Fontanar, 2012.
Monte, LCP. Pinto, AA. Família e autismo: Psicodinâmica Familiar diante do Transtorno e Desenvolvimento Global na Infância. Revista Estação Cientifica, Juíz de Fora, v. 14, p.1-16, jul./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em 28 Abr. 2019.
Douglas, A. Diagnóstico precoce de autismo é decisivo no tratamento, mas Brasil tem 4 anos de atraso. Vix, 2017. Disponível em: < https://www.vix.com/pt/saude/543330/1-em-cada-68-criancas-tera-autismo-como-identificar-o-transtorno-e-seus-3-subtipos?utm_source=next_article > Acesso em 15 Mai. 2019.
Gomes, M (Organizador). Construindo as trilhas para a inclusão. Coleção Educação Inclusiva Vários autores. 2.ed. Vozes: Petróples: RJ, 2012. p. 203.
Barbosa, JP da S. Pimenta, HF. O autismo no ambiente familiar e a interação família-escola: um estudo de caso. III CINTEDI, 2018. Disponível em: . Acesso em 28 Abr. 2019.
Gomes, Márcio (Organizador). Construindo as trilhas para a inclusão. Coleção Educação Inclusiva Vários autores. 2.ed. Vozes: Petróples/RJ, 2012. p. 187
Silva, R de O. Gabriel, FA. O pedagogo e a mediação de conflitos na escola. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. 2010. Volume 1. Jacarezinho, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uenp_ped_artigo_rosangela_de_oliveira_silva.pdf. Acesso em 22 Mai. 2019.
Takeda, T. Autismo e Bullying. LDVCA, 2015. Disponível em: Acesso em: 23 Mai. 2019.
Kwant, F. Autismo e bullying: O que os Pais e as Escolas podem fazer. Altimates, 2017. Disponível em: Acesso em 21 Mai. 2019.
Barbosa, AM. Zacarias, J. da C.; Medeiros, KN. Nogueira, RKS. O papel do professor frente à inclusão de crianças com autismo. XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE 2013. Grupo de Trabalho – Diversidade e Inclusão: Agência Financiadora: PIBID/ CAPES Disponível em: . Acesso em 19 Abr. 2019.
Orrú, SE. A formação de professores e a educação de autistas. OEI - Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653). Fundação de Encino Octavio Bastos, Brasil. 2003. Disponível em: Acesso em 22 Mai. 2019.
Lauretti, P. UNICAMP. Jormal da UNICAMP. Estudantes com autismo sofrem menos preconceito na rede pública. Campinas, 2016. Disponível em: Acesso em 25 Mai. 2019.
Cunha, E. Autismo na escolha: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. 5.ed. Rio de janeiro: Wak, 2018.
ORRÚ, SE. A constituição da linguagem de alunos autistas apoiada em comunicação suplementar alternativa. Disponível em: Acesso em 22 Mai. 2019.
Benini, W; Castanha, AP. Benini, W. Castanha, AP. a inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na escola comum: desafios e possibilidades. Cadernos PDE, Paraná, v. 1, 2016. Disponível em:. Acesso em: 30 Mai. 2019.
Guilhardi, C. Romano, C. Bagaiolo. Análise aplicada do comportamento em (ABA): Contribuições para a intervenção com autismo. Disponível em: . Acesso em: 30 Mai. 2019. [26] Kwee, CS. Sampaio, TMM. Atherino, CCT. Tavares CC. Autismo: uma avaliação transdisciplinar baseada no programa TEACCH. Revista Cefac, v. 11, p. 217-226, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462009000600012>. Acesso em: 30 Mai. 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Arlinda Gonçalves Rios, Ambrozina Ambrozina Aparecida Del’Isola Santos, Fabiane Cristina Rodrigues de Almeida, Fátima Maria de Araújo Arantes Ferdinan, Fernandes Rodrigues Leonara Paz Gehres Arantes, Luís Eduardo Araujo Arantes, Maria Girlene de Oliveira, Denise Santana