A Educação em Saúde sobre Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes na Escola – Uma Revisão Integrativa da Literatura

Lorena Neiva Rocha, Kelly de Souza Gramacho, Larissa de Moraes Taveira, Leila Akemi Evangelista Kusano

Resumo


RESUMO: Estudos apontaram que acidentes na infância são responsáveis por um alto índice de morbimortalidade entre o público infanto-juvenil, de forma que se faz necessário a educação em primeiros socorros para uma intervenção rápida e eficaz. Não há uma recorrência dessa abordagem na prática, algo que influencia nas consequências da falta de atendimento básico que pode ser realizado por quem tenha o conhecimento adequado. OBJETIVO: Analisar a literatura referente ao ensino de prevenção de acidentes e primeiros socorros no âmbito escolar, com os principais temas e métodos empregados. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório do tipo Revisão Integrativa de Literatura (RIL). Foram realizadas pesquisas no LILACS e SciELO entre 2003 a 2019. RESULTADOS: a busca resultou em 1145 artigos e após critérios de inclusão e exclusão foram analisados na íntegra 17 artigos. DISCUSSÃO: Seis autores elencaram o uso do lúdico como a metodologia mais eficaz no ensino aprendizagem das crianças, visto que aborda o tema de forma dinâmica e participativa atraindo atenção do público alvo e facilitando o aprendizado. Dentro dessa temática os assuntos mais abordados estão relacionados a queimaduras, intoxicações, quedas, cortes, choques além da prevenção de acidentes domiciliares e escolares. Esse tema é trabalhado tanto com crianças e adolescentes quanto os professores. CONCLUSÃO: A educação em saúde sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes deve ser trabalhada desde a infância, focando na promoção do autocuidado, diminuindo comportamentos de riscos e tornando uma prática constante que possa propiciar grandes transformações dentro e fora do âmbito escolar.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Prevenção de Acidentes; Primeiros Socorros.

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