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Diretrizes para Autores

Observação: Caso seja necessário, é possível pedir o modelo em word pelo endereço de e-mail: revistaliberumaccessum@gmail.com

INSTRUÇÕES PARA FORMATAÇÃO DE ARTIGOS SUBMETIDOS PARA
A REVISTA LIBERUM ACCESSUM

 

Resumo: Este modelo apresenta as instruções para a formatação de artigos a serem submetidos para A REVISTA. Os autores devem seguir rigorosamente estas instruções para preparação dos originais a serem submetidos em formato MS Word® (*.docx). Os resumos devem conter no máximo 250 palavras, em um único parágrafo, visando sua reprodução uniforme Técnica do evento. Em negrito, neste espaço o texto deve ser separado em: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e discussão (quando houver) e conclusão.

 

Palavras-chave: Três a cinco palavras-chave, separadas por vírgulas. Não repetir as palavras utilizadas no título.

 

Abstract: This template provides instructions for formatting articles to be submitted for the Event. Authors must strictly follow these instructions for preparation of manuscripts to be submitted in MS Word® format (* .docx). Abstracts must contain a maximum of 250 words, in a single paragraph, aiming at their uniform reproduction of the event.

 

Keywords: Threetofivekeywords, separatedbycommas


.

 


Introdução

 

A revista Liberum Accessum adotará como idioma oficial: Português, Espanhol e Inglês. Os trabalhos submetidos serão analisados por especialistas no assunto, que serão escolhidos pelo coordenador da área temática associada ao trabalho. A avaliação será conduzida em apenas uma rodada de revisão dos artigos. Assim, solicita-se muito cuidado aos autores na preparação dos artigos para submissão, bem como na resposta às indicações dos revisores.

Os artigos devem ser submetidos no formato MS Word® (*.docx), com o corpo do texto em fonte Times New Roman, tamanho 12, com títulos da mesma fonte e tamanho em negrito. Recomenda-se fazer uma cópia deste arquivo (para fins de consulta futura) e sugere-se que o manuscrito seja preparado diretamente sobre este modelo, com a substituição dos textos de cada seção, e salvo em arquivo com nome adequado.

O título do artigo deve ser conciso e conter as palavras principais do método e da aplicação. O artigo deve ser estruturado em seções hierárquicas, não excedendo dois níveis de cabeçalhos sem numeração, conforme adotado nestas instruções. Por exemplo, a seção “Materiais e Métodos” deste documento é o primeiro nível, e a subseção “Tamanho do Papel” é o segundo, tabulado como início de novo parágrafo.

A introdução deve ser concisa e objetiva, contendo de dois a quatro parágrafos que permitam esclarecer a motivação do estudo e suas bases na literatura científica, justificando o objetivo principal do trabalho, colocado no último parágrafo.

 

Materiais e métodos

 

A preparação do manuscrito deve seguir rigorosamente os padrões estabelecidos neste documento.

Tamanho do papel – Antes de redigir o texto, assegurar-se de que a página está configurada para papel A4 (210 × 297 mm), no modo retrato. Na impressão de cópias para fins de verificação, correções, etc., certificar-se de que a impressora também esteja configurada para este tamanho de papel.

Extensão do artigo – O manuscrito deve possuir entre duas e cinco páginas, incluindo todas as figuras, tabelas e referências. O tamanho total do arquivo para submissão é de 20 MBytes.

Formato das páginas – Formatar o texto do corpo do artigo, inclusive resumo e abstract, em uma coluna. Todo o texto deve ser justificado à direita e à esquerda.

Fontes – Usar fonte Times New Roman em todo o texto, e espaçamento de 1,5 entre linhas.

Um resumo das fontes e estilos que devem ser adotados é apresentado na Tabela 1.

Título e autoria – Esta parte deve ser digitada com o texto centralizado em uma única coluna, podendo usar toda a largura do papel, porém respeitando as margens laterais. O título não deve exceder duas linhas. Evitar abreviações não usuais. As demais informações (lista de autores, respectivas afiliações e e-mail do autor principal) devem ser digitadas conforme este modelo (12 pontos, regular). Deixar uma linha em branco (12 pontos) após o título, nomes dos autores e afiliação dos autores. Deixar duas linhas em branco (12 pontos) após o e-mail do autor principal e o início do artigo.

 

Tabela 1: Tamanho e estilo das fontes (Times New Roman).

 

Item

Tamanho

Estilo

Título

14

Negrito, Maiúsculas

Nomes, endereços, afiliação e e-mail dos autores

12

Regular

Abstract

12

Negrito

Cabeçalhos das seções

12

Negrito

Corpo do texto

12

Regular

Expressões estrangeiras, variáveis nas equações e no texto

*

Itálico

 

Estilo – Usar seções separadas para Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Agradecimentos e Referências. A seção de conclusão é opcional e, quando for o caso, pode ser substituída por um parágrafo conclusivo ao final da seção de discussão. Os títulos das seções (alinhados à esquerda) devem estar em negrito, com uma linha em branco antes e depois de cada título.

Cabeçalhos de segunda ordem (títulos de subseções) devem ser inseridos no corpo do parágrafo, em negrito e com o mesmo recuo dos inícios de parágrafo (5 mm). Usar o hífen largo (ctrl “-” numérico) para separar este item do texto.

Corpo do texto – Usar fonte Times New Roman (12 pontos, regular) ao longo do artigo. Utilize itálico em expressões estrangeiras e variáveis de equações. Evite o uso de textos sublinhados. Não insira linhas em branco entre parágrafos. Devem ser utilizadas medidas e unidades definidas no Sistema Internacional de Unidades (SI) para todas as grandezas no texto, nas figuras e nas tabelas.

Trabalhos que incluam experimentos com seres humanos devem citar (em Materiais e Métodos) o parecer favorável de um Comitê de Ética.

Tabelas e figuras – Devem ser inseridas após a sua primeira citação no texto, tão perto quanto possível de onde foram citadas. Se necessário, podem ter largura maior que a de uma coluna, invadindo a área da coluna do lado, mas respeitando as margens da página. Devem ser centralizadas e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos (Tabela 1, Tabela 2, ..., Figura 1, Figura 2, ...), e cada tabela ou figura deve receber um título ou legenda, respectivamente. Os títulos devem ser colocados acima das tabelas e as legendas abaixo das figuras. Deixar uma linha em branco antes e uma depois de cada título ou legenda, os quais devem ser escritos a partir da margem esquerda da coluna, sem recuo e em estilo normal.

Tabelas devem conter somente caracteres alfanuméricos e nenhum elemento gráfico. Não usar fontes com menos de 8 pontos. No texto, referencie figuras e tabelas com a primeira letra maiúscula. A Tabela 1 deve ser usada como modelo a ser adotado: linhas horizontais devem ser usadas apenas para delimitar a tabela e separar os títulos das colunas dos respectivos dados. Evitar o uso de linhas verticais.

Fotografias digitais ou esquemas e diagramas podem ser usados, mas devem apresentar alta definição (no mínimo 300 pontos por polegada, respeitando-se o tamanho total do arquivo de 3 MBytes). 

Equações – Devem ser centralizadas, numeradas sequencialmente e com os números entre parênteses, justificados à direita.             

 

Referências – Numerar as referências no texto na ordem de citação, usando algarismos arábicos entre colchetes [1]. Listar as referências nesta mesma ordem, na última seção do artigo, a qual deve ser intitulada Referências, como apresentado adiante.

 

Resultados

 

Observar cuidadosamente o acabamento e o aspecto final do artigo. Não terminar uma coluna com o título de uma seção, nem iniciar uma página com uma linha incompleta.

Antes de submeter seu artigo, imprima uma prova do mesmo em impressora a laser ou a jato de tinta e verifique a qualidade da versão impressa. Zelar particularmente pela qualidade das figuras e equações.

 

Discussão

 

Antes de submeter seu artigo, imprima uma prova do mesmo em impressora a laser ou a jato de tinta e verifique a qualidade da versão impressa. Zelar particularmente pela qualidade das figuras e equações.

 

Conclusão

 

A última seção deste texto ilustra o formato Vancouver a ser seguido para referências de livros e obras completas [1], capítulo de livros [2], artigos em periódicos [3], teses [4], de congressos [5] e publicações eletrônicas [6].

 

Agradecimentos

 Agradecimentos a pessoas ou órgãos financiadores devem ser colocados nessa seção, antes das referências.

 

Referências

 

[1] Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

 [2] Neuman MR. Biopotentialamplifiers. In: J.G. Webster, editor. Medical Instrumentation. New York: John Wileyand Sons; 1995. p. 227-88.

 [3] Oliveira CLC, Vieira CRS, Giannella-Neto A. Transdutor de pressão diferencial capacitivo para medição de fluxo ventilatório. Revista Brasileira de Engenharia Biomédica - Caderno de Engenharia Biomédica. 1982; 1(1):5-29.

  [4] Onusic DM. Construção de um dispositivo eletrônico para determinação de camada semi-redutora em feixe de raios-X diagnóstico [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2005.

 [5] Albuquerque JAG, Costa ET, Bóscolo FN. Practicalmethod for photonfluencyevaluationof digital X-rayimage system. In: Proceedingsofthe 25thAnnualInternationalConferenceofthe IEEE Engineering in Medicine andBiology Society; 2003 Sep 17-21; Cancún, México. 2003. p. 3056-9.

 [6] Abood S. Qualityimprovementinitiative in nursing homes: the ANA acts in anadvisory role. The American JournalofNursing [internet]. 2002 Jun [cited 2002 Aug 12]; 102(6):1-2. Availablefrom: http://www.nursingworld.org/AJN/2002/june/Wawatch.htmArticle.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O autor deve submeter em documento separado, a folha de rosto contendo os dados dos autores (nome completo, filiação e e-mail), sendo que, essas informações devem ser excluídas do texto, garantindo a avaliação duplo cego.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

     Publicações que não abedeceram a estes critérios serão excluídas e terão que ser postadas novamente.

    Os dados de todos os autores deve estar presentes nos metadados, campo este preenchido no momento da submissão.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
    4. A taxa de submissão é de R$50,00 até dia 30 de novembro de 2023. A partir de 1° de dezembro de 2023, a taxa passa para R$150,00.
      Os dados bancários serão enviados por e-mail em até 7 dias e o comprovante de pagamento deve ser encaminado em resposta.

      O pagamento não garante a publicação, as correções solicitadas devem ser todas respondidas para que seja possível publicar.

      Não há devolução do valor pago em casos de desistência da publicação.

 

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