CLONAGEM NOS DIAS ATUAIS

Gabriela Meira Rodrigues, Lucas Augusto Neves Martins, Luiz Felipe Arruda Santos, Karla Daniela Ferreira

Resumo


Introdução: Sabe-se que alterações fisiológicas alteram diretamente a condição de absorção e aproveitamento de macronutrientes, micronutrientes, vitaminas e minerais, o que consequentemente interfere na nutrição e no peso do paciente. Tendo em vista a predisposição para diversas doenças, a frequente visita a um nutricionista e uma boa alimentação é fundamental para manter um peso adequado, e um bom funcionamento do organismo de um portador de Síndrome de Down. Objetivo: Este estudo visa identificar quais fatores interferem na ocorrência de sobrepeso em portadores da trissomia do cromossomo 21, ou Síndrome de Down. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura que selecionou textos científicos que responderam aos objetivos. Conclusão: A relação entre a síndrome e o sobrepeso existem, mas não significa que não possa ser controlado. Por isso a importância de um acompanhamento nutricional com um profissional da área.


Palavras-chave


sobrepeso, Síndrome de Down, nutrição, saúde.

Texto completo:

PDF

Referências


Segre MA. Propósito da utilização de células- tronco embrionárias. Estud. av. vol.18 no.51 São Paulo. 2004.

Zaty M. Ética e ciência da vida. Estud. Av. vol. 18. São Paulo. 2004.

Visintin JÁ, Mello MRB, Milazzott MP, Assumpção MEOD. Biotecnologias da reprodução animal, Clonagem e transgenia animal. Ciência veterinária Tróp, v. 11, suplemento; 2008.p.139-144.

Faria CSMF, Romero LC. Clonagem humana. Senatus. Brasilia. V.2, n.1. P.16-23. 2002.

Diniz MH. O estado atual do biodireito. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 460.

Habermas J. O futuro da natureza humana: a caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: Editora Martins Fontes; 2004.

Menegon VS. Os consentimentos informados na reprodução humana assistida. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

Junges JR. Bioética: perspectivas e desafios. São Leopoldo: Editora Unisinos; 2005.

Baertschi B. Ensaio filosófico sobre a dignidade. São Paulo: Edições Loyola; 2009.

Ibiapina FC, Debora D. Media, Clonagem e Bioética. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI. 2000.

Canhoto JM. Biotecnologia Vegetal da Clonagem de Plantas à Transformação Genética. Coimbra. 2010.

Gonçalves PBD, Figueiredo JR, Freitas VJF. Biotécnicas aplicadas à reprodução animal. 2ª ed. Ed. ROCA. São Paulo, 2008.

Beyer NN. Células-tronco: fatos, ficção e futuro. Nance Beyer Nardi Departamento de Genética, UFRGS.

Tanezi MG. Clonagem uma chance a vida. Cienc. vol.56 no.3 São Paulo. 2004

Ulisses C, Rangel TC. Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, vol. 7, p.86-91, 2010.

Leite ML. Clonagem e caracterização da expressão transiente do gene codificador do peptídeo em plantas, universidade católica de Brasília, 2019.

Pereira AF, Freitas VJF. Clonagem em ruminantes: progressos e perspectivas atuais. Rev Bras Reprod Anim, Belo Horizonte, v.33, n.3, p.118-128, jul./set. 2009.

Pereira AF. Transferência nuclear de células somáticas (TNCS) em ruminantes: aspectos moleculares e produção de embriões. Faculdade de Veterinária, Universidade Estadual do Ceará; 2010.

Birgel EH, Meirelles FV, Maiorka PC, Kubrusly FS, Ollhoff RD. Medicina interna de bezerros clonados – Distúrbios clínicos observados nos primeiros 30 dias de vida / Internal medicine of cloned calf – Clinical disorders observed during the first 30 days of life / Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária; 2011.

Neri D. A Bioética em Laboratório. 2ª ed. São Paulo: Loyola; 2004. p. 66-67.

Campbell KH, et al. Sheep cloned by nuclear transfer from a cultured cell line. Nature, 380; 1996 .p. 64-6.

Largeault AF. Embriões, células-tronco e terapias celulares: questões filosóficas e antropológicas. Estud. av. vol.18 no.51 São Paulo May/Aug; 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriela Meira Rodrigues, Lucas Augusto Neves Martins, Luiz Felipe Arruda Santos, Karla Daniela Ferreira



ISSN 2675-3553
INDEXADORES