NOMOFOBIA, USO DE TELEFONE E REDES SOCIAIS PREJUDICA O APRENDIZADO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?

Leonardo Moreira Rabelo, Krislayne Veras Alexandre, Gabriela Meira de Moura Rodrigues

Resumo


Introdução: A nomofobia é um transtorno caracterizado pelo medo de estar incapaz de acessar à comunicação através de celulares ou computadores. É classificado como um transtorno psicológico. Objetivo: Investigar se existe uma relação entre nomofobia, uso de telefones e redes sociais com baixa aprendizagem de estudantes universitários. Metodologia: Artigo realizado por meio de revisão sistemática. Foram excluídas pesquisas sem relação com a temática e incluídos dados relacionados a nomofobia, smartphones e redes sociais em universitários e os seus prejuízos na aprendizagem, sendo pesquisados estudos publicados entre 2005 a 2018, em língua estrangeira e nacional. Resultados: Foram encontrados 3 estudos que relacionam diretamente e 1 indiretamente a baixa aprendizagem de estudantes universitários a nomofobia, uso de smartphones e redes sociais. Conclusão: A nomofobia é um problema recente, mas já causa prejuízos sociais, físicos e psicológicos. Ações de saúde pública e de ensino devem ser criadas para orientar sobre os danos causados pelo uso exagerado de tecnologias em todas as esferas, inclusive no aprendizado dos universitários, prejudicando o mesmo.

 

OMOFOBIA, USO DE TELEFONE E REDES SOCIAIS PREJUDICA O APRENDIZADO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS?


Palavras-chave


Vício; Adolescentes; Universidades.

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