Os principais tratamentos de termoterapia para alívio de cólicas em bebês
Resumo
Introdução: As cólicas infantis são distúrbios gastrointestinais funcionais e multifatoriais, relacionados à imaturidade intestinal do bebê, características apresentadas é o choro excessivo e persistente, geralmente acontece entre a terceira semana e o terceiro mês de vida. Em um estudo realizado em 1.100 crianças analisadas a partir das variáveis de demografia dos pais e do perfil de relacionamento familiar, esse quadro afeta cerca de 30%, dos lactantes independente de fatores como, sexo, peso ao nascer e classe social. A formação de gases intestinais, resultante da incapacidade do intestino imaturo, ou seja, não está totalmente formado e não consegue digerir bem o leite, é uma das principais causas da cólica. A movimentação desses gases causam pressão intestinal gerando dores e altera a musculatura dos tubos digestivos. Fatores como, tipo de alimentação, atividades enzimáticas fecais do lactente, tabagismo, nutrição e o fator psicológico familiar, contribuem para a cólica infantil. A termoterapia é uma técnica que utiliza o calor para aliviar desconfortos e melhorar o bem-estar em várias condições de saúde, incluindo as cólicas em recém-nascidos. Ao aplicar calor suave na região do abdômen, é possível relaxar os músculos e reduzir a dor, gerando um efeito calmante. Com métodos simples e seguros, como compressas quentes e massagens leves, a termoterapia se torna uma alternativa eficaz e acessível para aliviar as cólicas, trazendo conforto ao bebê e tranquilidade para os pais. Objetivo: Esclarecer sobre a termoterapia proporcionando conforto e alívio da dor causada pelas cólicas intestinais. Metodologia: Revisão de literatura utilizando como critérios de inclusão artigos publicados nos últimos cinco anos. Conclusão: Os tratamentos térmicos para alívio de cólicas em bebês têm como principal objetivo proporcionar conforto e aliviar a dor causada por cólicas intestinais, ajudando-o a se sentir mais tranquilo e relaxado. Esses tratamentos, como a aplicação de compressas mornas, massagens e posições que ajudam a liberar gases, visam reduzir o desconforto sem envolver o uso de medicamentos, proporcionando alternativa segura e natural.
Palavras-chave
Relaxar, compressas, massagens e bem-estar
Texto completo:
PDFReferências
Raak C, Krueger P, Klement P, Jaegere S, Weber S, Keller T, et al. Effectiveness of a homeopathic complex medicine in infantile colic: a randomized multicenter study, Complement. Ther Med. 2019; 45:136-41.
Zeevenhooven J, Browne PD, L'Hoir MP, Weerth C, Benninga MA. Infant colic: mechanisms and management. Nat Rev Gastroenterol Hepatol [Internet]. 2018 [cited 2020 Mar 02];15(8):479-96. doi: 10.1038/s41575-018-0008-7
Barbosa EA, Fukusato PCS. Manual prático do desenvolvimento infantil. São Paulo: Thieme Revinter; 2020.
Kwon J, Kim S. A eficácia das compressas quentes no alívio das cólicas infantis. Jornal de Gastroenterologia e Nutrição Pediátrica. 2020; 70(3): 390-395.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Wendel Oliveira Jesus, Hillianne Karizza Silva, Gabriela Meira Rodrigues
ISSN 2675-3553
INDEXADORES