Enfermeiro na preparação do pai junto às dúvidas diárias nos cuidados com a mãe e o bebê durante o puerpério tardio
Resumo
Introdução: O enfermeiro desenvolve uma função imprescindível na preparação do pai para lidar com as dúvidas nos cuidados com a mãe e o bebê no puerpério tardio. A percepção do enfermeiro nesse processo é fundamental para garantir o bem-estar da família, auxiliando o pai a entender as necessidades que o bebê e a mãe precisam, como alimentação, higiene e o sono do recém-nascido. Objetivo: Descrever a percepção do enfermeiro na preparação do pai junto às dúvidas diárias nos cuidados com a mãe e o bebê durante o puerpério tardio. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa com abordagem qualitativa de natureza básica com objetivos descritivos, no qual as buscas foram realizadas em artigos originais, de revisão, teses, dissertações e caderno MS publicados em português, espanhol e inglês entre os anos de 2020 a 2024, nas bases de dados do Google Acadêmico, Scielo e BVS. Os critérios de inclusão foram pesquisas que abordaram aspectos relevantes na preparação do pai nos cuidados diários no puerpério tardio e exclusão foram estudos que fugiram do tema abordado e que não corresponderam aos objetivos da pesquisa assim como antecederam as publicações do ano de 2020 e fontes que não estavam com livre acesso ou apresentaram material incompleto. Conclusão: o enfermeiro colabora para a preparação do pai, especialmente para esclarecer dúvidas diárias e fortalecer sua participação nos cuidados com a mãe e o bebê durante o puerpério tardio. O enfermeiro atua como facilitador, promovendo confiança e autonomia paterna nesse período.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Passos MAC, Manfrini GC, Backes MTS, Brehmer LC, Gutmann VLR. Intervenções do enfermeiro na indicação do planejamento familiar natural: revisão de escopo. Journal of Management & Primary Health Care. 2023; 15(1): 1-27.
Farias IC, Fiorentin LCF, Bortoli CFC. Benefícios da participação paterna no processo gestacional. Journal of Nursing and Health. 2023; 13(1): 1-8.
Rios GB, Costa LB, Rodrigues MT, Rodrigues IC, Paula FO, Forte MP. Papel do planejamento familiar na atenção primária à saúde: métodos mistos de análise de dados. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 2023; 18(45): 1-13.
Sousa CP, Santos EM, Oliveira LM, Pontes RL, Costa JO. Visão das gestantes sobre a importância do pré-natal na atenção primária à saúde. Coopex. 2023; 14(5):4422-4439.
Silva CA, Nascimento KS, Lima SA, Cabral VF. O papel do enfermeiro na depressão pós-parto. Em: A saúde pública e o bem-estar da sociedade. Ponta Grossa: Aya; 2023. p. 85-95.
Medeiros DC, Alencar JI, Sá EF, Valgueiro Barros CN, Silva EG, Silva ML. A importância da adesão do parceiro ao pré-natal para o acompanhamento e desenvolvimento gestacional. Recima21. 2023; 4(9): 1-9.
Brito JGE, Santos JM, Barreiro MSC, Dantas DS, Leite AM, Mendes RB. Participação do companheiro da gestante nas consultas de pré-natal: prevalência e fatores associados. Cogitare Enferm. 2021; 26: 1-9.
Ministério da Saúde (BR). Guia do pré-natal do parceiro para profissionais de saúde [internet]. [Brasília]: Ministério da Saúde; 2024. [citado 2024 jul 18]. Disponível em: https://bvms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_pre_natal_parceiro_profissionais_saúde.pdf
Quadros CB, Matos MB, Rubin BB, Trettim JP, Cunha GK, Scholl CC. Ausência de acompanhamento familiar e fatores associados nos partos da zona urbana de uma cidade do sul do Brasil: fato ou ficção? Rev Bras Epidemiol. 2023; 26: 1-8.
Pereira SR, Otília CP. A intervenção das enfermeiras obstétricas no puerpério: relato de caso. Revista Ibero-Americana de Saúde e Envelhecimento. 2023; 9(4): 115–33.
Santos AC, Castro GGC, Costa GB, Andrade SKF, Bezerra MLR. A importância da presença paterna no pré-natal. RSD. 2022; 11(8): 1-11.
Santos J, Coelho TA, Silva R. Fatores que interferem na formação do hábito alimentar saudável na infância: uma revisão bibliográfica. RCUBM. 2023; (48):80-84.
Melo RR, Leal AS, Soares GB. Possibilidades e limites do pré-natal do homem em um município do nordeste brasileiro. Ciênc Saúde Coletiva. 2023; 28(8): 2261–2271.
Corrêa CE. O nascimento de uma mãe em contexto migratório: experiências de mulheres de nacionalidade brasileira [dissertação]. Porto: Universidade do Porto; 2023.
Soares G. Padecendo no ambiente corporativo: relatos na rede social LinkedIn de gestantes promovidas x mães demitidas [dissertação]. Brasília: Universidade Católica de Brasília; 2023.
Rondon R, Lima S, Maciel C. Políticas universitárias e gênero: uma revisão sistemática qualitativa de artigos brasileiros. Conhecimento & Diversidade. 2023; 15(40): 28-44.
Duque KL. A paternidade socioafetiva no direito de família brasileiro [tcc]. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2023.
Morais VA. A constituição da parentalidade na adoção tardia [dissertação]. Maceió: Universidade Federal de Alagoas; 2023.
Batista AP. Gravidez no percurso acadêmico: dificuldades e desafios para a permanência e conclusão do curso superior na UFPA - Campus Altamira [tcc]. Altamira: Universidade Federal do Pará; 2023.
Moreira MR, Fagundes EG. Programa de humanização do parto: análise da prática e proposta de implementação em um hospital de João Pinheiro/MG. Altus Ciência. 2023; 17(17): 166–191.
Vicente CA. Intervenção psicoterapeuta de enfermagem em mulheres com ansiedade no período perinatal [dissertação]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2023.
Brito GB, Oliveira BS. Cuidados de enfermagem direcionados ao aconselhamento genético no planejamento reprodutivo: uma revisão bibliográfica. Recima21. 2023; 4(1): 1-11.
Lima RKB, Simões T. Papel da enfermagem na prevenção do suicídio e apoio às famílias: uma abordagem interdisciplinar no contexto do aumento dos transtornos mentais. Revista JRG. 2023; 6(13):1793-1806.
Pereira CG. Puerpério saudável na era digital [tese]. Évora: Universidade de Évora; 2024.
Alves FC. Estratégias e dificuldades de comunicação do enfermeiro com doente crítico e família: scoping review [tese]. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança; 2024.
Correia RR. Estratégias utilizadas pelos enfermeiros gestores na retenção de enfermeiros [dissertação]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2023.
Silva AV, Ribeiro AC, Paula E. O enfermeiro diante da consulta de pré-natal: atendimento a gestante portadora de sífilis. Recisatec. 2023; 3(1): 1-14.
Freitas RA, Lima BD, Silva AS, Gomes NV, Fontes MA, Ribeiro TP, Menezes DC, Soares FV. Relação enfermeiro-usuárias no manejo da profilaxia pré-exposição ao vírus HIV em mulheres. Rev. Contemp. 2023; 3(12): 31173-31194.
Florêncio AV, Duarte LC. Benefícios da assistência de enfermagem no pré-natal a primigestas em primeira consulta. Rev. Revolua. 2023; 2(2):336-349.
Lacerda CF. Perda gestacional: estratégias do enfermeiro obstetra no cuidar do casal baseado nas forças [tese]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2023.
Porcel GS, Silva MMJ. O cuidado de enfermagem à gestante com depressão: revisão integrativa da literatura. SMAD Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. 2023; 19(2): 120-130.
Monteiro SC. O enfermeiro obstetra na aquisição de competências parentais da grávida adolescente [tese]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2023.
Somaggio BB, Lima M, Pickler L. Grupo de gestantes e casais grávidos no contexto pandêmico: contribuições para o ciclo gravídico. Revista Brasileira de Iniciação Científica. 2024; 24(1): 1-21.
Garrett RD. O papel do enfermeiro especialista em saúde materna e obstetrícia na implementação do plano de parto [dissertação]. Lisboa: Escola Superior de Enfermagem de Lisboa; 2023.
Ferreira CF. Significado do pré-natal para o homem à luz do discurso do sujeito coletivo [dissertação]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2023.
Senna L. Pré-natal a dois: as dificuldades na inclusão paterna no acompanhamento [tcc]. Brasília: Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste; 2024.
Oliveira IB. Visita domiciliar do enfermeiro no suporte ao cuidado materno do recém-nascido prematuro e de baixo peso: estudo de caso [tese]. São Carlos: Centro de Ciências Biológicas e de Saúde; 2022.
Lima RC, Aguiar RS. Experiência paterna com o recém-nascido a partir das orientações de enfermagem. Rev. Cereus. 2020; 12(1):193-202.
Lima CF. Percepção das gestantes acerca da importância do acompanhamento paterno durante as consultas de pré-natal [tese]. Vitória de Santo Antão: Universidade Federal de Pernambuco; 2023.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Aline de Souza Oliveira, Bruna Sevilha Francisco