OBESIDADE INFANTOJUVENIL NO BRASIL
Resumo
Introdução: A obesidade é considerada uma doença crônica de preocupação epidemiológica, ocasionada principalmente por má alimentação e falta de exercícios físicos. É uma doença grave que pode causar inúmeras complicações e cronicidades. Quando se trata do público infantil, ao considerar que o organismo está em desenvolvimento, a preocupação se torna ainda maior. Objetivo: Apresentar quais os causadores da obesidade em crianças e adolescentes, quais os malefícios, e suas formas de prevenção. Metodologia: É uma pesquisa exploratória de caráter básico e exploratório, organizado em forma de revisão de literatura. O critério de inclusão é a resposta aos objetivos de maneira precisa, e descartando os artigos que não tiveram relação como assunto. Conclusão: Os principais agentes causadores da obesidade infantil, além da predisposição genética, são a má alimentação e sedentarismo. Como consequência podem ser evidenciadas doenças crônicas como diabetes e hipertensão arterial e, por isso, a adesão de estilo de vida saudável, com dietas equilibradas e principalmente a prática de exercícios físicos, são considerados elementos básicos de prevenção e, se a cronicidade já houver se instalado, tais hábitos servem como tratamento, sem dispensar claro, os medicamentos.
Texto completo:
PDFReferências
Verga SMP, Mazza VDA, Teodoro FC, Girardon-Perlini NMO, Marcon SS, Rodrigues ÉTDAF, Ruthes V BTNM. O sistema familiar buscando a transformação do seu comportamento alimentar diante da obesidade infantil. Revista Brasileira de Enfermagem, 2022.
Mello SF. Evolução dos perfis antropométrico e lipídico em crianças e adolescentes com excesso de peso submetidos a intervenção nutricional [dissertação]. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2014.
Silva CO, Silva LGA, Melo KC, Vila-Nova MC, Oliveira TMP, Araújo VS, Costa SS. Obesidade infantil em tempos de pandemia: uma revisão integrativa. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, 2023. 27(5), 2249-2269.
Souza R, Andrade A. Ansiedade na obesidade infantil: possibilidades de tratamento com a terapia cognitivo-comportamental. Cadernos de psicologia, 2022. 3(5).
Turrioni, JB, Mello CHP. Metodologia de pesquisa em engenharia de produção: estratégias, métodos e técnicas para condução de pesquisas quantitativas e qualitativas. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2012.
Santana WP, Lemos GC. Metodologia Científica: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 2018. 4(12).
Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2017.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Gabriela Meira Rodrigues, Danielle Abreu Souza, Leonardo Costa Pimentel, Karla Daniela Ferreira, Jucélia Lucina Peronico