ESTRESSE E A SUA INFLUÊNCIA EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO
Resumo
Resumo: Introdução: o estresse no âmbito universitário ocorre mediante a sobrecarga do aluno com demandas acadêmicas em excesso onde os recursos para enfrentar tal situação são insuficientes, dificultando a qualidade do ensino-aprendizagem, a memorização e a concentração. Portanto, o stress prejudica o desempenho acadêmico, mas além disso causa problemas na qualidade de vida e bem-estar, interferindo ainda nas relações interpessoais. Objetivo: desenvolver um estudo sobre determinadas relações existentes entre o estresse e os acadêmicos de enfermagem, apresentando os prejuízos na aprendizagem e na qualidade de vida do universitário. Metodologia: a metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica. Para a busca por pesquisas foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), sendo selecionadas as palavras: Estresse Psicológico; Estudantes e Aprendizagem. No total foram selecionados 68 estudos, após uma leitura breve, utilizando-se dos critérios de inclusão e exclusão, foram utilizadas 18 pesquisas para compor o artigo. Conclusão: o stress é estudado há muito tempo, porém é necessário que a literatura esteja sempre atualizada. Portanto, ressalta-se a importância da criação de novos estudos que visem pesquisar novos meios de diminuir os níveis de estresse em acadêmicos de enfermagem, tendo em vista que os dados sobre este assunto são escassos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Penaforte FRO, Motta NC, Japur CC. Associação entre estresse e comportamento alimentar em estudantes universitários. Demetra: alimentação, nutrição & saúde. 2016; 11(1):225-37.
Silva RM, Goulart CT, Guido LA. Evolução histórica do conceito de estresse. Revista de Divulgação Científica Sena Aires. 2018; 7(2):148-56.
Costa CRB, Maynart WHC, Oliveira LB, Albuquerque MCS. Estresse entre estudantes de graduação em enfermagem: associação de características sociodemográficas e acadêmicas. Revista Saúde e Pesquisa. 2018; 11(3):475-82.
Silva Junior EJ. Contexto de trabalho e estresse ocupacional entre os profissionais de enfermagem de um hospital universitário [dissertação]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2018.
Mota NIF, Alves ERP, Leite GO, Sousa BSMA, Ferreira Filha MO, Dias MD. Estresse entre graduandos de enfermagem de uma universidade pública. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas. 2016; 12(3):163-70.
Martins GA, Theóphilo CR. Metodologia da investigação científica para Ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas; 2016.
Freires LA, Sousa EA, Loureto GDL, Monteiro RP. Estresse Acadêmico: Adaptação e evidências psicométricas de uma medida. Revista Psicologia em Pesquisa. 2018; 12(3):22-32.
Brasil. Resumo técnico: censo da educação superior 2015. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; 2018.
Santos RJLL, Sousa EP, Rodrigues GMM, Quaresma PC. Estresse em acadêmicos de enfermagem: importância de identificar o agente estressor. Brazilian Journal of health Review. 2019; 2(2):1086-94.
Santana LL, Beljaki WD, Gobatto M, Haeffner R, Antonacci MH, Buzzi JAP. Estresse no cotidiano de graduandos de enfermagem de um instituto federal de ensino. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2018; 8:1-11.
Martins LAN, Martins MCFN. Saúde mental e qualidade de vida de estudantes universitários. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 2018; 7(3):334-37.
Pinheiro RSA. Impactos do estresse da vida acadêmica nos estudantes de enfermagem [dissertação]. São Luíz: Universidade Federal do Maranhão; 2018.
Cestari VRF, Barbosa IV, Florêncio RS, Pessoa VLMP, Moreira TMM. Estresse em estudantes de enfermagem: estudo sobre vulnerabilidades sociodemográficas e acadêmicas. Acta Paulista de Enfermagem. 2017; 30(2):190-96.
Preto VA. O estresse em universitários de enfermagem e sua relação com fatores pessoais e ambientais [tese]. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2018.
Moreira TS, Araújo GF. Percepção de estresse entre discentes do curso de enfermagem de uma IES. Id on Line Multidisciplinary and Psycology Journal. 2017; 11(35):479-91.
Bublitz S, Guido LA, Lopes LFD, Freitas EO. Associação entre estresse e características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem. Texto & Contexto Enfermagem. 2016; 25(4):1-7.
Gouveia MTO, Santana HS, Santos AMR, Costa GR, Fernandes MA. Quality of life and welfare of nursing university students: integrative review. Revista de Enfermagem da UFPI. 2017; 6(3):72-8.
Ribeiro RC, Reinaldo ARG, Oliveira DPA, Rezende ACC, Estrela YCA, Rodrigues VR. et al. Relação da qualidade de vida com problemas de saúde mental em universitários de medicina. Revista Brasileira de Qualidade de Vida. 2018; 10(1):1-13.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Leonardo Moreira Rabelo, Krislayne Veras Alexandre, Jaqueline Ferreira Cangirana, Maria Socorro Celestino, Daniele Bernarde Viana