A IMPORT NCIA DA FISIOTERAPIA PARA A REDUÇÃO DA DOR DURANTE O TRABALHO DE PARTO

Wellen Santos Silva, Gabriela Moraes Leidens, Gabriela Moura, Eliane Monteiro

Resumo


Introdução: Cada indivíduo traz consigo uma percepção de dor distinta no trabalho de parto, onde a fisioterapia tem como função a redução dessa dor independente da sua intensidade. Ele utiliza técnicas para que esta redução aconteça  e acompanha a parturiente, fazendo com que ela se sinta mais confortável e segura. Seu objetivo é  realizar exercícios que favoreçam o nascimento rápido e com a menor percepção de dor possível. Objetivos: Este artigo tem como objetivo trazer um melhor entendimento do parto e expor as práticas fisioterapêuticas que podem ser adotadas nesse processo. Metodologia: Revisão de literatura baseada em artigos, sites e livros sobre o tema. Foram utilizados como referência materiais do ano de 2001 a 2021, com o objetivo de expor comprovações atualizadas, de acordo com o encontrado na literatura. Conclusão: A fisioterapia é eficaz e benéfica para a diminuição da dor durante o trabalho de parto. É um processo natural pelo qual a mulher passa e este é dividido em períodos. O primeiro é a fase de latência, onde a mulher sente as contrações e a dilatação começa a ocorrer. O segundo é dividido em duas fases, sendo elas a fase inicial onde a dilatação total já aconteceu e a ativa onde já é visível a cabeça da criança. E o último período é de expulsão onde ocorre o nascimento. A fisioterapia traz à gestante uma nova possibilidade de vivenciar o parto, reduzindo a dor, trazendo mais segurança e contribuindo para um menor tempo de duração desse processo.

Palavras-chave


Atuação da fisioterapia, parturiente, saúde da mulher.

Texto completo:

PDF

Referências


Silva H, Luzes R. Contribuição da fisioterapia no parto humanizado. Alumni - vol(3). 2015. p.27-28-29-30.

Mettzer, O que é a revisão de literatura. [internet] 2021 [acesso em 2021 fevereiro 16]; https://mettzer.com/revisao-da-literatura.

Martins M, Os benefícios da Fisioterapia antes, durante e após a gravidez. [internet] 2021 [acesso em 2021 março 15]; http://www.crefito9.org.br.

Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde. 1°ed. Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida [recurso eletrônico]. Brasília: 2017. p.23-26-28.

Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. 1° ed. Área Técnica de Saúde da Mulher. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília: 2001. p.9-15.

Freitas A, Lima V, Sousa J, Zuchelo L, Martinelli P. Atuação da fisioterapia no parto humanizado. DêCiência em Foco - 2017. p.20-23-26.

Oliveira L, Cruz A. A utilização da bola suíça na promoção do parto humanizado. Revista brasileira de Ciências da Saúde - vol(18). 2014. p.177.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Wellen Santos Silva, Gabriela Moraes Leidens, Gabriela Moura, Eliane Monteiro



ISSN 2675-3553
INDEXADORES