MELHORAR A FORMAÇÃO DOS FUTUROS FISIOTERAPEUTAS É UMA FORMA DE FORTALECER A ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NO BRASIL
Resumo
Introdução: A fisioterapia, inicialmente, tinha como intuito reabilitar e readaptar pacientes que haviam sofrido perda dos movimentos, sua formação seguia os moldes da educação médica voltado para cuidar da doença e pouquíssimo destaque para a prevenção e promoção da saúde. Objetivo: Demonstrar o que precisa melhorar na formação do fisioterapeuta para fortalecer a atenção primária. Metodologia: Estudo de cunho sistemática, qualitativa de natureza básica. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a fisioterapia e as mudanças necessárias para fortalecer a atenção básica. Resultado: A fisioterapia atua em saúde coletiva propiciando melhoria da qualidade de vida, participação social, desenvolvimento de ações no campo da educação permanente, prevenção e promoção da saúde. No entanto, sua atuação na atenção básica é muito tímida e um dos problemas é a formação dos docentes que relacionam suas disciplinas mais com a reabilitação, matriz curriculares não adaptadas para suprir as necessidades da população na atenção básica e a quantidade de fisioterapeutas na atenção primária insuficiente. Conclusão: Para propiciar a saúde é necessário o desenvolvimento político, econômico, cultural, buscando a equidade e realizando um conjunto de ações nos três níveis de atenção à saúde. Além disso, modificar a pedagogia utilizada por grande parte das EIS e docentes, uma formação pautada no SUS.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Promoção da Saúde: Propostas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) Para Sua Efetivação Como Política Pública no Brasil.
Brasil. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011 Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, 2011.
Borges KP. Competências para formação do fisioterapeuta no âmbito das diretrizes curriculares e promoção da saúde. Saude e Pesq [periódico na internet] 2018 mai/ago [acessado 2019 mar 21]; 11(2): [cerca de 12 p.] Disponível em: http://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/6550
Silva DJ. Ros MA. Inserção de profissionais de fisioterapia na equipe de saúde da família e Sistema Único de Saúde: desafios na formação. Cien & Saude Colet [periódico da internet] 2007 set [acessado 2019 mar 21]; 12 [cerca de 10 p.] Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2007.v12n6/1673-1681/pt/
Araújo JCS. Inserção da fisioterapia na atenção básica: um caminho necessário a percorrer em saúde pública [tese]. Rio de Janeiro: Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul; 2009.
Carvalho DFF. Batista RS. Fisioterapia e Saúde da Família: inserção, processo de trabalho e conflitos. Vitalle Rev de Cien da Saude [periódico de internet] 2017 out [acessado 2019 abr 01]; 29(2) [cerca de 10 p.] Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/viewFile/6698/5030.
Roever L. Guia Prático de Revisão Sistemática e Metanálise. 1 ed. Rio de Janeiro: Thieme Reivinter Publicações, 2020. 86 p.
Correia AMR. Mesquita A. Mestrados e Doutoramentos; Estratégia para a elaboração de trabalhos científicos: o desafio da excelência. 2 ed. Porto, Portugal. Vida Económica; 2014.
Guerra IC. Pesquisa Qualitativa e Análitica de Conteúdo – Sentidos e formas de uso. 1 ed. São João do Estoril; Portugal. Principia Editora, Lda, Estoril, 2006.
Molina J. Apresentação. Relatório 30 anos de SUS, que SUS para 2030. Organização Pan-Americana de Saúde. Organização Mundial de Saúde, Escritório Regional para as Américas. Brasília, DF, 2018. p. 4.
Santos L. O Modelo de Atenção à Saúde se Fundamenta em Três Pilares: Rede, Regionalização e Hierarquização. Blog do Direito Sanitário: Saude e Cidadania 2011. [acessado 2020 dez 1]. Disponível em: http://blogs.bvsalud.org/ds/2011/09/15/o-modelo-de-atencao-a-saude-se-fundamenta-em-tres-pilares-rede-regionalizacao-e-hierarquizacao/
Almeida ER et al. Política Nacional de Atenção Básica no Brasil: uma análise do processo de revisão (2015-2017). Rev Panam Salud Publica [periódico da inernet] 2018 set [acessado 2020 dez 01]; 42 [cerca de 8 p.]. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rpsp/2018.v42/e180/pt/
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica, Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
Silva AD et al. Atuação do fisioterapeuta nos núcleos de apoio à saúde da família em Teresina, Piauí. Rev Pesq em Fisio [periódico na internet] 2020 nov [acessado 2020 dez 15]; 10(4) [cerca de 10 p.]. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/3254
Ferreira LT et al. Formação profissional em fisioterapia: práticas realizadas na atenção básica. Fisio em Mov [periódico na internet] 2020 julh [acessado dez 20]; 33 [cerca de 10 p.] Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-51502020000100242&script=sci_abstract&tlng=pt
Silva LS. Amaral JF. Contribuição do fisioterapeuta para a Estratégia Saúde da Família: uma revisão. Repositório Unilab [periódico na internet] 2019 [cerca de 18 p.] Disponível em: http://www.repositorio.unilab.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/1387/1/2019_arti_lsilva.pdf
Lima AJ et al. Resolutividade da Fisioterapia na Atenção Básica à Saúde (AB): a percepção de fisioterapeutas. Cad de edu, saude e fisio [periódico na internet] 2017 [acessado 2021 fev 04]; 4(8) [cerca de 9 p.] Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/view/846
Santo CDV et al. Conhecimento sobre atuação profissional do fisioterapeuta da Atenção Básica de Saúde [dissertação]. Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá. Fisioterapia, 2017.
Costa RT. C VR. A saúde coletiva nas práticas educacionais dos fisioterapeutas docentes do curso de fisioterapia da universidade do estado do Pará. Cad de Edu, Saude e Fisio [periódico na internet] 2016 [acessado 2021 fev 4]; 3(5) [cerca de 9 p.]. Disponível em: file:///C:/Users/livia/AppData/Local/Temp/683-1684-1-PB.pdf
Freira DS et al. A fisioterapia e seus desafios no contexto da atenção primária: um relato de experiência a partir da atuação em uma residência multiprofissional em saúde da família [dissertação]. Fundação Estatal Saúde da Família FESF/SUS - FIOCRUZ, 2017.
Pimentel DM. Silva CC. Neto EAL. Bases metodológicas da formação em Fisioterapia: discutindo o distanciamento entre os processos de formação e a utilização da força de trabalho. Tempus Actas de Saude Colet [periódico na internet] 2016 jun [acessado 2021 fev 4]; 10(20) [cerca de 19 p.]. Disponível em: https://www.tempusactas.unb.br/index.php/tempus/article/view/1771/1615
Matos MS et al. A formação do profissional fisioterapeuta para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) em prevenção primária: como fica a promoção da saúde? [tese de doutorado] Rio de Janeiro: RJ. Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2018.
Rangel NNC. Aguiar AC. A atenção primária à saúde nos cursos de graduação em fisioterapia no município do Rio de Janeiro. Trab, Edu e Saude [periódico na internet] 2018 set [acessado 2021 fev 14] 16(3) [cerca de 17 p.]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462018000301403&script=sci_arttext&tlng=pt
Tédde C. Higia EFR. Girotto MA. Integralidade da Fisioterapia na Atenção Primária à Saúde: uma revisão integrativa. Atas Invest Qualitativa em Saude, [periódico na internet] 2018 ago [acessado 2021 fev 4]; 2 [cerca de 10 p.]. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1835
Ghizoni AC. As faces da integralidade em saúde dos cursos de graduação em fisioterapia: o cenário das instituições de ensino superior catarinenses [dissertação]. Lages; Universidade do Planalto Catarinense. Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Saúde, 2018.
Ghizoni AC. Arruda MP. As faces da integralidade em saúde nos cursos de graduação em fisioterapia. Millenium-J of Edu, Techologies, and Health, [periódico na internet] 2020 jun [acessado 2021 fev 14]; 5 [cerca e 10 p.]. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/19124
Fernandes JM et al. NASF's tools and practices in health of physical therapists. Fisio em Mov [periódico na internet] 2016 out/dez [acessado 2021 fev 14]; 29(4) [cerca de 9 p.]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-51502016000400741&script=sci_arttext&tlng=pt
Batiston AP et al. Implantação de uma nova proposta pedagógica para o estágio supervisionado em Fisioterapia na Atenção Básica: relato de experiência. Cad de Edu, Saude e Fisio [periódico na internet] 2017 [acessado 2021 jan 15]; 4(8) [cerca de 8 p.]. Disponível em: file:///C:/Users/livia/AppData/Local/Temp/960-2064-1-PB.pdf
Brondani SC. Rodrigues LS. Quatrim LB. Implantação de uma nova proposta pedagógica para o estágio supervisionado em Fisioterapia na Atenção Básica: relato de experiência. Rev Card de Edu, Saude e Fisio [periódico na internet] 2018 [acessado 2021 fev 16]; 21(1) [cerca de 8 p.]. Disponível em: revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/cadernos-educacao-saude-fisioter/article/download/960/pdf_65
Lima ES et al. Educação em saúde para o fortalecimento do controle social no Sistema Único de Saúde. Rev Bras de Edu e Saude [periódico na internet] 2019 jan [acessado 2021 fev 14]; 9(4) [cerca de 6 p.]. Disponível em: https://editoraverde.org/gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/700
Dean CM. Duncan PW. Preparing the next generation of physical therapists for transformative practice and population management: example from Macquarie University. Physical therapy [periódico na internet] 2016 mar [acessado 2021 jan 15]; 96(3) [cerca de 2 p.]. Disponível em: https://academic.oup.com/ptj/article/96/3/272/2686526?login=true
MÜller AB. Valentini NC. Pinto MEB. Physical therapy in avoidable hospitalizations for primary care-sensitive conditions. Fisio em Mov [periódico na internet] 2016 jan/mar [acessado fev 14]; 29(1) [cerca de 10 p.]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-51502016000100183&script=sci_arttext
Riani PLK. Tutrut EMP. Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais/Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena/Minas Gerais. Braz J of Develop [periódico na internet] 2020 out [acessado 2021 mar 10]; 6(10) [cerca de 6 p.]. Disponível em:
Del Antonio ACFT. Rocha TSF. Chirrelli MQ. Formação do fisioterapeuta: desafios do cuidado na Atenção Primária à saúde. Indagatio Didactica [periódico na internet] 2019 set [acessado 2021 mar 10]; 11(3) [cerca de 17 p.]. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4930
Tavares LRC et al. Inserção da fisioterapia na atenção primária à saúde: análise do cadastro nacional de estabelecimentos de saúde em 2010. Fisiot e Pesqu [periódico na internet] 2018 jan/mar [acessado 2021 fev 14]; 25(1) [cerca de 10 p.]. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1809-29502018000100009&script=sci_arttex
Rocha DG. Souza DH. Cavadinha E. Equidade nos cursos de graduação em Saúde: marco legal, desafios políticos e metodológicos. Interface-Comunicação, Saude, Edu [periódico na internet] 2019 fev [acessado jan 20]; 23 [cerca de 15 p.]. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2019.v23/e180017/pt
Sousa PHC et al. Dos desafios às estratégias de superação do fisioterapeuta do NASF: um olhar do residente. Rev Baiana de Saude Publica [periódico na internet] 2018 ag [acessado fev 14]; 42(4) [cerca de 14 p.]. Disponível em: https://www.rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2795
Dacoregio CB. Percepção dos discentes de fisioterapia sobre o Sistema Único. Revista Simpósio de Fisioterapia – Uniplac, volume 04, ano 2017, p. 29.
Alencar MTVM. Filho RCAG. A praxis do fisioterapeuta na rede de atenção a saúde: uma revisão integrativa. Fisiot Ser [periódico na internet] 2018 abr/mai/jun [acessado 2021 fev 14]; 13(2) [cerca de 5 p.]. Disponível em : https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:SbXG_Ka566AJ:scholar.google.com/+A+praxis+do+fisioterapeuta+na+rede+de+aten%C3%A7%C3%A3o+a+sa%C3%BAde:+uma+revis%C3%A3o+integrativa.+&hl=pt-BR&as_sdt=0,5
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Ludmila Rocha Lemos, Sergiane do Vale Trindade