Qualidade do atendimento na atenção primária do Sistema Único de Saúde: revisão bibliográfica

Kauê Antunes Pinto, Jackeline Rocha Tondo, Gabriela Meira Rodrigues

Resumo


Introdução: Conforme o art. 196 da Constituição Federal de 1988 a saúde é um direito de todos e dever do estado de fornecê-la. A lei 8080/90, assim como a seção II da CF/88 abordam sobre a saúde pública e privada, um dos pontos principais que estas trazem são as diretrizes do SUS, onde apresentam pontos como, a universalidade, integralidade e a participação da comunidade. Segundo o Ministério da Saúde, a APS está caracterizada como o primeiro nível de atenção em saúde, com o objetivo de impactar positivamente na saúde da comunidade de forma integral. Para avaliar a qualidade assistencial, é utilizado o PCATool-Brasil, este mensura alguns atributos da APS, a avaliação atribui uma nota de 0 a 10, é classificado em alto, quando o resultado for maior que 6,6 e baixo quando for menor. Objetivo: O presente artigo tem como objetivo analisar a qualidade do atendimento na atenção primária do SUS, diferenciando as análises feitas em diversos Estados do Brasil. Metodologia: Foi utilizada a metodologia de revisão sistemática de literatura, baseado em 18 trabalhos científicos envolvendo todos os Estados do Brasil. Conclusão: Percebe-se que os trabalhos científicos que abordaram como voluntários os gestores, o escore geral do PCATool-Brasil obteve um maior resultado. Os estados Sul e Sudeste obtiveram os maiores resultados no escore geral. Já os anos que obtiveram o melhor escore geral foram 2016 e 2019.

Palavras-chave


PCATool-Brasil, saúde pública, SUS

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