O TREINAMENTO FÍSICO MILITAR (TFM): BENEFÍCIOS E INCIDÊNCIA DE LESÕES

Gabriela Meira Rodrigues, Matheus Henrique Freitas Silva, Emanuelle Santos Camelo, Eliane Maria de Oliveira Monteiro

Resumo


Introdução: O Treinamento Físico militar (TFM) é definido como a prática regular da Educação Física no ambiente militar. Este objetiva desenvolver aptidões físicas, cognitivas, psicológicas, sociais e preparar para possíveis missões, como é o caso dos confrontos imediatos e da guerra. Objetivo: O objetivo do artigo é compreender as possíveis relações entre o Treinamento Físico Militar, os seus benefícios e a incidência de lesões. Métodos: Este estudo foi elaborado a partir de uma revisão da literatura por meio de pesquisas e análises textuais interpretativas nas bases de dados bibliográficos como sites, documentários e artigos científicos relacionados ao tema. Conclusão: Faz-se necessário uma possível reestruturação do Manual do Treinamento Físico Militar com ênfase na importância do planejamento adequado e na inserção e obrigatoriedade do Profissional de Educação Física nas Organizações, assim como um monitoramento mais rigoroso da saúde e aptidão dos militares.


Palavras-chave


Atividade física, ambiente militar, aptidões físicas.

Texto completo:

PDF

Referências


Médica Científica, 1986.

Gonçalves EM. Silva RR. Principais lesões decorrentes do treinamento físico militar no Centro Integrado de Guerra Eletrônica. Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro. Revista de Educação Física, v. 2, n. 3, 2008.

Penteado C. Vargas LM. Prevalência de lombalgia e aplicação de uma bateria de exercícios de fortalecimento durante oito semanas. Um estudo com militares do exército brasileiro. Buenos Aires: EFDeportes.com, Revista Digital. Ano 17, n. 176, 2013.

Gomide AB. Penido TO. Pinho FMO. Prevalência de lesões musculoesqueléticas em militares paraquedistas. RBM, v. 67, n. 10, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriela Meira Rodrigues, Matheus Henrique Freitas Silva, Emanuelle Santos Camelo



ISSN 2675-3553
INDEXADORES