Procedimento operacional padrão para controle de temperatura e umidade de almoxarifados na indústria farmacêutica
Resumo
Introdução: O acesso a medicamentos no Brasil, após a certificação do direito universal à saúde em 1988, é fundamental para a viabilidade do Sistema Único de Saúde. A indústria farmacêutica tem enfrentado diversos desafios, especialmente devido a mudanças nas políticas econômicas. Desde o século XIX, a fabricação de medicamentos evoluiu com a introdução da produção em larga escala e o desenvolvimento de laboratórios de pesquisa, impulsionada pelo avanço da química, que permitiu a criação de tratamentos mais complexos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária desempenha um papel essencial na regulamentação, garantindo a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos no país. Objetivo: Este texto tem como objetivo destacar a importância do Procedimento Operacional Padrão, na fabricação e acondicionamento de medicamentos, assegurando que sejam mantidas as condições ideais de temperatura e umidade nos almoxarifados da indústria farmacêutica. Metodologia: A pesquisa consiste em uma revisão de literatura com uma abordagem qualitativa e descritiva. Foram realizadas buscas em sites acadêmicos e revistas internacionais, utilizando como critérios de inclusão textos que contivessem as palavras-chave: almoxarifado, garantia de qualidade, indústria farmacêutica e Procedimento Operacional Padrão. Conclusão: Os Procedimentos Operacionais Padrão para o controle de temperatura e umidade nos almoxarifados da indústria farmacêutica são fundamentais para garantir a qualidade, segurança e eficácia dos produtos farmacêuticos armazenados.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
Rodrigues PHA, Costa RDF, Kiss C. A evolução recente da indústria farmacêutica brasileira nos limites da subordinação econômica. Physis: Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro 2018; 28 (1): 1-22.
Pires MA. Revisão dos procedimentos operacionais padrão da farmácia-escola RDC 67/07 [tcc]. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara, Araraquara-São Paulo, 2015.
Brandão IAP. Validação do sistema de água purificada na indústria farmacêutica [tcc]. Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015.
Teixeira A. A indústria farmacêutica no Brasil: um estudo do impacto socioeconômico dos medicamentos genéricos [tcc]. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, 2014.
Azedo FEO. Os resultados produtivos recentes dos laboratórios farmacêuticos oficiais, inclusive nas parcerias para o desenvolvimento produtivo [tcc]. Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Minas Gerais, 2017.
Costa GMD. Desenvolvimento e implementação de procedimento operacional padrão em vídeo em indústria farmacêutica [tcc]. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro-Macaé, 2021
Penkal RC, Cordeiro S. Transformando a gestão de atestados psicológicos e psiquiátricos na Polícia Militar do Paraná: o papel da gestão por processos e da padronização de procedimentos. Brazilian Journal of Development. Curitiba. 2023; 9 (3): 1-25.
Ahrens RB. A gestão estratégica na administração, Atena Editora. Ponta Grossa (PR). 2017; (2): 1-332.
Lira RVB. Implementação de gestão de riscos em processos na gestão da qualidade da Hemobrás [tcc]. Universidade Federal de Ciências da Saúde. Pernambuco, 2022.
Alves ETA, Morim DS, Souza MN, Rosário FF. Estudo de caso: sistema para monitoramento de temperatura e umidade em farmácias e almoxarifados. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica. Rio de Janeiro. 2014; p.1208-1211.
Oliveira GM. Administração da qualidade total em uma indústria farmacêutica: situação atual e perspectiva [tcc]. Centro universitário-uni evangélica, Goiás, 2020.
Lima CVS. Utilização de infravermelho no controle da qualidade de medicamentos [tcc]. Universidade de Brasília - (UnB), Brasília-DF, 2019.
Geyer ARC. Boas práticas de fabricação de medicamentos no Brasil: estabelecimento, situação atual e desafios [dissertação]. faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de Brasília (UnB). Brasília, 2019.
Silva SM. Boas práticas em transporte, distribuição e serviços. Editora Senac São Paulo, 2020; (1):1-256.
Vogel EM. Avaliação da qualidade de cosméticos com ativo cafeína em bases galênicas gel e creme elaborado por farmácias magistrais na cidade de Campo Mourão-PR [dissertação]. Universidade Tecnológica Federal, Paraná, 2020.
Santos C, Daniel T, George T, Gois PL, Marcela K et al. Modelo de eficiência para o processo logístico de transporte de fármacos no Brasil [dissertação pós-graduação]. Pós- graduação em Gestão de Negócios- SEST SENAT, São Paulo, 2022.
Schmidt DP. A importância do controle sanitário no transporte e armazenagem de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) importados para a Logística Farmacêutica [dissertação]. Instituto de Tecnologia em Fármacos / Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019.
Romeiro LAW. Sistema de baixo custo para monitoramento e alerta remoto da temperatura de medicamentos termolábeis, com base em tecnologia Edge Computing, BLE e IoT [dissertação]. Brasília, 2022.
Nunes TCF. O processo de armazenagem de termolábeis: estudo em uma indústria farmacêutica no estado de Goiás [tcc]. Departamento de Áreas Acadêmicas, Instituto Federal de Goiás, curso de Tecnologia em Logística. Anápolis, 2019.
Zenaide N, Hermano. Qualidade do ar e controle microbiológico em hospital na Paraíba. [dissertação]. Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba, 2020.
Torre Y. Logística: Teoria e Prática. Editora Simplíssimo. Porto Alegre, 2020.
Bom ISAT. Farmácia Serpa Pinto, Porto e Serviços Farmacêuticos do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, EPE, Porto [dissertação]. Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas. Portugal, 2021.
Brito VS, Moreira OJ, Reis MF, Dos Santos M, Lima AR. Logística reversa como oportunidade de redução de custos no gerenciamento de resíduos: um estudo de caso na indústria farmacêutica / Reverse logistics as an opportunity for cost reduction in waste management: a case study in the pharmaceutical industry. Brazilian Journal of Development. Curitiba, 2019; S. l. (5) (7): 1–24.
Silva MT, Almeida SM, Borges W, et al. Farmácia hospitalar: atuação do técnico para a segurança do paciente. Editora Senac, São Paulo, 2023; (1):1-28.
Paula FA, Cristiana S, Zélia BM. Importância do controle de qualidade na indústria farmacêutica: uma revisão bibliográfica. Revista Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Ponta Grossa-Paraná, 2022; (4): 1-2016.
Rodrigues GSB. Diagnóstico para implantação de sistema de qualidade em radio farmácia hospitalar: avaliação comparativa de requisitos da AIEA, PIC/S e requisitos legais do Brasil
[dissertação pós-graduação]. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, curso de mestrado profissional em tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - IPEN- CNEN/SP. São Paulo, 2022.
Silva DT. Avaliação sistemática dos fatores envolvidos para assegurar a qualidade dos medicamentos termolábeis através da cadeia fria. [dissertação pós-graduação]. Universidade Federal de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas. Pernambuco, 2020.
Oliveira BS. Desenvolvimento e implementação de um sistema de monitoramento remoto via IOT aplicado a um compressor pneumático [tcc]. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Paraná, 2022.
Rohling MT. Análise comparativa da regulamentação das boas práticas de fabricação de indústrias de produtos de higiene e medicamentos [tcc]. Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis- SC, 2023.
Malheiros RL, Rocha MS, Silva QEN, Brito MAM. Panorama atual das políticas de medicamentos genéricos no Brasil: Revisão bibliográfica. Brazilian Applied Science Review, 2021; 5 (3): 1342-1354.
Souza MAF, Miranda DF, Oliveira MA. Comparação da qualidade de comprimidos de nimesulida ao longo do seu prazo de validade utilizando ensaios físico-químicos: Comparison of the quality of nimesulide tablets over their shelf life using physical-chemical tests. Health and Biosciences. 2021; 2 (1): 1-22.
Silva MR, Dos Santos JSG, Dantas LA. Controle de qualidade: Uma abordagem sobre as análises físico-químicas aplicadas aos insumos farmacêuticos segundo RDC 67/2007.Brazilian Journal of Science, 2023; 2 (6): 1-19.
Baptista TS. Implantação e desenvolvimento das Boas Práticas de Fabricação na produção de fontes de iodo-125 para Braquiterapia [dissertação]. Universidade de São Paulo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. São Paulo, 2021.
Silva MR. Controle de qualidade: Uma abordagem sobre as análises físico-químicas aplicadas aos insumos farmacêuticos segundo a RDC 67/2007. Brazilian Journal of Science. Brasília. 2023; (2) 6: 1-74.
Diehl EE, Santos RI, Schaefer SC. Logística de medicamentos. Florianópolis: Ed. Da UFSC. Florianópolis. 2016; (4): 1-155.
Filho UJM, Santos CB. Proposta de otimização do planejamento de manutenção corretiva em uma indústria farmacêutica: pesquisa-ação junto à linha de envase [tcc]. Centro Universitário FAE, Memorial TCC-Caderno da Graduação. Curitiba-Paraná, 2018.
Neto R. Estudo comparativo da harmonização regulatória para a farmacovigilância na indústria farmacêutica entre Brasil, Estados Unidos da América e Europa [dissertação pós-graduação]. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas (PPGFARMA), da Universidade do Estado da Bahia. Bahia, 2020.
Silva NFV. Análise do planejamento da manutenção preventiva sistemática em um Laboratório Farmacêutico Oficial [dissertação]. Instituto de Tecnologia em Fármacos/ Farmanguinhos, Mestrado Profissional em Gestão, Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Farmacêutica. Rio de Janeiro, 2019.
Souza JN. Estudo de estabilidade: fatores que influenciam na estabilidade do medicamento [tcc]. Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2014.
Souza JC. Controle de qualidade microbiológico de medicamentos estéreis [tcc]. Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas- Instituto de Tecnologia em Fármacos / Farmanguinhos, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2019.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2024 Erika Souza Pires, Francisca Ednir Oliveira Soares, Leticia Carvalho dos Santos, Luciana Cássia Araujo de Sousa
