ESTRESSE E A SUA INFLUÊNCIA EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO

Leonardo Moreira Rabelo, Krislayne Veras Alexandre, Jaqueline Ferreira Cangirana, Maria Socorro Celestino, Daniele Bernarde Viana

Resumo


Resumo: Introdução: o estresse no âmbito universitário ocorre mediante a sobrecarga do aluno com demandas acadêmicas em excesso onde os recursos para enfrentar tal situação são insuficientes, dificultando a qualidade do ensino-aprendizagem, a memorização e a concentração. Portanto, o stress prejudica o desempenho acadêmico, mas além disso causa problemas na qualidade de vida e bem-estar, interferindo ainda nas relações interpessoais. Objetivo: desenvolver um estudo sobre determinadas relações existentes entre o estresse e os acadêmicos de enfermagem, apresentando os prejuízos na aprendizagem e na qualidade de vida do universitário. Metodologia: a metodologia utilizada é a de revisão bibliográfica. Para a busca por pesquisas foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), sendo selecionadas as palavras: Estresse Psicológico; Estudantes e Aprendizagem. No total foram selecionados 68 estudos, após uma leitura breve, utilizando-se dos critérios de inclusão e exclusão, foram utilizadas 18 pesquisas para compor o artigo. Conclusão: o stress é estudado há muito tempo, porém é necessário que a literatura esteja sempre atualizada. Portanto, ressalta-se a importância da criação de novos estudos que visem pesquisar novos meios de diminuir os níveis de estresse em acadêmicos de enfermagem, tendo em vista que os dados sobre este assunto são escassos.


Palavras-chave


Enfermagem, Estudantes, Aprendizagem, Qualidade de vida.

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