ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DA SHIGELOSE

Gabriela Meira Rodrigues, Claudete Leite Alves, Débora Siqueira Santana, Estela Tavares, Ana Kelly Américo Siqueira

Resumo


Introdução: A atuação da enfermagem na prevenção da shigelose é essencial, pois a educação em saúde com ênfase na higiene adequada dos alimentos é muito eficiente na profilaxia da doença, havendo desta forma diminuição na incidência do número de casos.  Objetivo: Demonstrar a importância da atuação do enfermeiro na prevenção de doenças infecciosas causadas pela bactéria do genêro Shigela. Metodologia: Para o desenvolvimento deste artigo foram utilizadas pesquisas bibliográficas considerando a relevância do tema estudado. Como critério de inclusão foram utilizados artigos com datas que variaram entre 2003 e 2017, com temas pertinentes ao do presente estudo. Foi utilizado como critério de exclusão artigos com datas inferiores a 2003 com os títulos não pertinentes ao tema em estudo. Para o delineamento de pesquisa foram encontrados 20 artigos e escolhidos 09 de base cientifica Scielo, revistas de enfermagem e site Ministério da Saúde para complemento de informação. Resultado: A shigelose se configura como uma doença que aparece em forma de surtos, no qual várias pessoas de um mesmo local se contaminam de forma aguda através de alimentos que foram lavados com água contaminada, diretamente com a própria água, ou o contato de pessoa para pessoa. Conclusão: O enfermeiro é o profissional de linha de frente na prevenção de doenças infecciosas como a shigelose, pois é atraves dele que as pessoas receberão informações do risco de infecção, caso medidas de higiene e cuidado não forem utilizadas

Palavras-chave


Infecção, Prevenção, Shigelose.

Texto completo:

PDF

Referências


Vranjac A. Doenças transmitidas por água e alimentos. São Paulo: Coordenadoria de Controle de Doenças; 2013.

Lima DPP. Microorganismos Patogênicos de Importância em Alimentos. 2015.

Rezende JM. Shigelose. [site da internet]. 2016. https://www.portalsaofrancisco.com.br/saude./shigelose. Acesso: 06/05/2019.

Dantas PIS. Variabilidade genética dos principais fatores de virulência em amostras clínicas de Shigella flexneri [dissertação]. Brasil: Universidade Federal do Amazonas - UFAM; 2016.

Brasil. Fundação Nacional da Saúde. Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica 1998. Desinteria (Shigelose). [site da internet]. 2003. http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp. Acesso: 06/05/2019.

Landgraf M. Shigella, Depto Alimentos e Nutrição Experimental. Brasil: USP; 2017.

Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e Parasitárias: guia de bolso. 8.ed.rev. Brasília: Ministério da Saúde: 2010.

Paula CMD. Isolamento, identificação e caracterização de Shigella spp. envolvidas em surtos alimentares ocorridos no Rio Grande do Sul [dissertação]. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; 2009.

Gil AC. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Editora Atlas; 2008.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriela Meira Rodrigues, Claudete Leite Alves, Débora Siqueira Santana, Estela Tavares, Ana Kelly Américo Siqueira



ISSN 2675-3553
INDEXADORES