A PRÁTICA DA NATAÇÃO COMO MEIO DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ASMA EM CRIANÇAS

Gabriela Meira Rodrigues, Emmanuel Fernando Santos Silva, Leonardo Monteiro Santos Ricardo, Eliane Maria Oliveira Monteiro

Resumo


Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas que promove episódios corriqueiros de sibilância, dispneia, aperto no peito e tosse. A prática da natação se apresenta como benéfica para indivíduos que possuem tal condição, sendo recomendada por médicas especialistas devido a posição do tronco no ambiente aquático. A temperatura da água colabora para a diminuição dos broncoespasmos. Objetivos:  apresentar a influência da prática da natação na prevenção e tratamento das crianças asmáticas, entender o que é a asma e suas causas, formular hipóteses sobre o benefício da natação em crianças asmáticas e analisar os benefícios do trabalho com a natação neste público alvo. Metodologia: Foi utilizado como método a revisão de literatura, de natureza básica e abordagem qualitativa, em sua maioria publicadas entre 2016 até 2022, totalizando X documentos. Conclusão: Conclui-se que a natação se mostra eficaz no tratamento de pessoas com asma, e também promove a socialização desses indivíduos. Além disso, a natação é capaz de contribuir consideravelmente tanto no tratamento da criança asmática como na melhora da sua qualidade de vida.


Palavras-chave


Biomecânica da natação, doenças respiratórias, natação infantil

Texto completo:

PDF

Referências


Ferreira ES, Tavares G, Fialho TRS, Pitanga TN. Novas terapias coadjuvantes ao tratamento clássico da asma brônquica: uma revisão de literatura. Anais da 22a Semana de Mobilização Científica – SEMOC. 2019: 13p.

Santos LJ, Silva SJ, Cordeiro LDA, Silva KCLA, Santos MPO, Ramos JRB. Aspectos clínicos de pacientes acometidos com asma brônquica. Brazilian Journal of Health Review. 2020; 3(1): 370-374.

Faes A, Balbé GP. Influência da natação em crianças e adolescentes asmáticos: um estudo de revisão. 2021 14(4):19-28.

Koche JC. Fundamentos de metodologia científica – Teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes; 2011. 185p.

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas; 2010.

Santos AP, Campos ACS, Almeida NLR, Cavalcanti PC. Treinamento muscular respiratório no tratamento da asma brônquica. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro. 2021; 3(2): 1-20.

Oliveira MV, Huber MP. Benefícios do treinamento da natação para o desenvolvimento motor em crianças: um artigo de revisão [TCC]. Santa Catarina: Universidade do Sul de Santa Catarina; 2021.

Sebastião JSA, Silva TS. Desenvolvimento motor na natação de crianças: revisão bibliográfica [TCC]. Uberaba: Universidade de Uberaba; 2018.

Melo JMP, Souza JR, Lima RKV, Silva SL, Santos GO. Benefícios da natação para crianças e adolescentes. Brazilian Journal of development. 2020 6(8): 62511 – 62519.

Becker F. Aulas de natação infantil: intermediação na perspectiva do professor. Anais do EVINCI – UniBrasil. 2016 2(1): 154 – 154.

Carvalho A, Coelho D. Natação para crianças: o que motiva os pais a escolherem esta modalidade esportiva para seus filhos [Monografia]. Brasília: UNIP; 2020.

Silva TS. Benefícios da natação para o desenvolvimento da criança [Monografia]. Pernambuco: Universidade Federal Rural de Pernambuco; 2019.

Silva IB. Lúdico no ensino da natação para crianças de 3 a 10 anos de idade [Monografia]. Goiás: Pontifícia Universidade Católica de Goiás; 2020.

Franco DC. A natação como exercício aeróbico no auxílio do tratamento da asma leve [TCC]. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco; 2018.

Jung TR, Borges TAM, Goulart RR. A natação como aliada ao processo de tratamento da asma em crianças: uma pesquisa integrativa [TCC]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul; 2019.

Freitas E, Silva AC, Souza MM, Melo GEL. Nadando contra a asma: análise da relevância da natação no tratamento de indivíduos com asma. Revista de Educação, Saúde e Ciências do Xingu. 2019; 1(1): 113 – 123.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Gabriela Meira Rodrigues, Emmanuel Fernando Santos Silva, Leonardo Monteiro Santos Ricardo, Eliane Maria Oliveira Monteiro



ISSN 2675-3553
INDEXADORES